Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Festival de Parintins 2025: Ladainha do Boi Garantido toma as ruas de Parintins em celebração de fé e tradição
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Ladainha do Boi Garantido toma as ruas de Parintins em celebração de fé e tradição

25 de junho de 2025
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Há 37 minutos

A celebração marca o aniversário do Boi Garantido e mantém viva a promessa de Lindolfo Monteverde

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia CriativaA tradicional Ladainha do Boi Garantido tomou conta das ruas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), na terça-feira (24/06), em uma vibrante mistura de fé, cultura e tradição. O evento, um dos mais importantes do calendário oficial do Boi da Baixa, celebra a promessa do seu criador Lindolfo Monteverde e o aniversário do boi-bumbá vermelho e branco.

A celebração é sempre no Dia de São João (24/06) e remete à promessa feita por Lindolfo, após ficar doente, que se fosse curado, criaria um boi-bumbá para sair às ruas todos os anos. Até hoje, essa promessa é mantida: o Boi Garantido sai da Baixa do São José e percorre as ruas da comunidade, onde é recebido com casas enfeitadas, fogueiras acesas e moradores em festa.

A programação iniciou com a inauguração do museu Vivo da Baixa, onde o Garantido prestou homenagem a personalidades já falecidas que fizeram parte da história da agremiação. Também foi exibido o documentário Símbolos de Resistência da Baixa da Xanda, que narra a trajetória da comunidade.

A ladainha foi conduzida por dona Maria Monteverde, filha de Lindolfo, que, aos 87 anos, mantém viva a tradição deixada pelo pai. Ela também acompanha o boi pelas ruas.

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa“Eu me sinto feliz, não tem felicidade maior do que a minha. Lembro de toda a minha família, especialmente do meu pai Lindolfo, da minha mãe Antônia e da minha avó Alexandrina. Eles moram no meu coração, sempre! Hoje, estou felicíssima de estar aqui com vocês. Mais tarde quero ir à passeata e vou dançando. Esse é meu destino, minha vida. E vivo muito bem!”, declarou Maria Monteverde.

Para o presidente do Boi Garantido, Fred Góes, manter a tradição da ladainha é preservar a história de Lindolfo Monteverde por meio de sua filha. “Essa memória é muito importante, não apenas por ser uma lembrança, mas por tudo o que ele deixou, pelo legado construído enquanto esteve entre nós. Esse momento é um mergulho na nossa memória, na memória histórica do nosso boi. Dona Maria representa isso. A fala dela, por si só, já é história viva. A tradição não é algo estático; ela caminha conosco desde a infância até a vida adulta”, afirmou.

Tradição

As casas da Baixa são enfeitadas de vermelho e branco para receber a passagem do boi. A parintinense Luciane Ribeiro Lima destacou que a ladainha faz parte das suas memórias afetivas mais antigas, passadas de geração em geração.

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa“A gente fica superfeliz, porque é uma tradição que vem dos nossos avós e vai passando pra gente, os netos. Essa data é muito esperada. É uma comemoração que emociona. Toda a família se reúne pra esperar o Garantido. Quando o boi passa aqui na frente de casa, a gente sai atrás, acompanhando. Quando eu era criança, a gente queria ir, mas às vezes não deixavam. Mesmo assim, a gente chorava, fugia e seguia o boi. Isso tudo é memória viva”, contou a parintinense.

O sogro de Luciane, já falecido, é um dos homenageados no museu Vivo da Baixa. Segundo ela, ele dedicou a vida ao boi. “Ele tinha cerca de 50 anos e era conhecido por tocar na batucada. Era o mais velho da turma, brincava desde criança. Ele faz parte dessa memória viva. Receber essa homenagem é motivo de muita alegria. Nos sentimos privilegiados”, completou.

Moradora há 60 anos da Baixa do São José, Alda Ribeiro contou que viver essa tradição centenária é algo “inexplicável”. “No começo, a gente saía na rua, mas não enfeitava assim. Com o tempo, começamos a decorar as casas. Desde a Alvorada, passando pelo Dia dos Namorados até o dia 24, sempre fazemos a fogueira para o boi dançar. É uma emoção que não sei explicar. A gente chora por um boi de pano, grita, vibra. É espetacular”, disse.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Vestida de vermelho e branco, assim como sua casa, Alda reforçou a importância de manter a tradição com as cores do pavilhão do Garantido. “Até os looks são planejados. Os amigos se reúnem, colaboram com os enfeites. Mesmo quem não PODE vir, manda alguma coisa. E os looks, claro, sempre vermelho e branco. Faz parte da nossa tradição”, concluiu.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

Por administrador
Amazonas

Intercâmbio cultural leva concerto internacional ao Teatro Amazonas em homenagem à padroeira da Irlanda

Por administrador
Amazonas

Prosai: Governo do Amazonas prepara início das obras de construção de moradias e do mercado municipal, em Parintins

Por administrador
Amazonas

PC-AM solicita divulgação da imagem de idoso que desapareceu no bairro Colônia Antônio Aleixo

Por administrador
Amazonas

Fapeam anuncia resultado final do Programa de Incentivo à Extensão Universitária e à Pós-Graduação em CT&I

Por administrador
Amazonas

Lafron conquista Selo Prata em avaliação nacional de qualidade laboratorial

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança intensificam ações para localizar suspeito de matar o próprio filho na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intensifica policiamento montado no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas intensifica preparação para a Cheia 2026 com estratégia integrada entre Estado e municípios

Por administrador
Amazonas

Credenciamento de imprensa para a 1ª Teia Amazonas está aberto até 26 de janeiro

Por administrador
Amazonas

Detran Amazonas alerta sobre novo golpe relacionado a CNH Social

Por administrador
Amazonas

Balanço 2025: Feiras de Produtos Regionais da ADS movimentaram mais de R$ 20 milhões em Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?