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Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Escolas públicas do Amazonas encerram primeira etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Amazonas

Escolas públicas do Amazonas encerram primeira etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

30 de junho de 2025
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5 Min Lidos
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Há 36 minutos

Os projetos e delegados eleitos agora participarão da etapa estadual e fase nacional será em Brasília

Foto: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Ceijma) chegou, nesta segunda-feira (30/06), em sua culminância da etapa escolar, a partir das escolhas dos projetos e delegados que representarão suas escolas na próxima etapa da iniciativa, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto. Realizada em mais de 70 escolas amazonenses, da REDE municipal e estadual, a Ceijma tem o objetivo de estimular o protagonismo estudantil a partir de reflexões sobre temáticas ambientais.

Com o tema “Vamos Transformar o Amazonas com educação e justiça Climática”, a sexta edição da conferência, que não era realizada desde 2018, é dividida em três etapas. A primeira, escolar, encerrou nesta segunda-feira. Agora, na etapa estadual os delegados eleitos votarão no projeto que representará o Amazonas na etapa nacional, que está prevista para acontecer entre os dias 6 e 11 de outubro, em Brasília.

Foto: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Nacional

A etapa nacional, intitulada Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Cnijma), é promovida pelo Ministério da educação (MEC), com a participação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Presente hoje, na culminância da etapa escolar da conferência na escola Estadual (EE) Tiradentes, zona sul de Manaus, o representante do MEC, Caio Santos, reforçou o propósito da iniciativa.

“Desde a etapa escolar, são os próprios estudantes que votam nos seus delegados e projetos de preferência. Esse protagonismo é concretizado em reflexões e experiências, que as fases estadual e nacional proporcionam. Queremos formar cidadãos críticos, que tenham a consciência da preservação do meio ambiente”, destacou Caio, que ocupa o cargo de jovem-tutor, representante escolhido pelo MEC para ocupar o cargo de articulador regional da conferência, nas etapas escolar e estadual.

Foto: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

EE Tiradentes em ação

Para além das apresentações dos projetos concorrentes e da votação dos delegados, o momento contou com a palestra “Heróis da água: como os peixinhos dos igarapés podem nos ajudar a salvar o planeta frente às mudanças climáticas”, apresentada por dois pesquisadores convidados, atuantes no Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Eleito pelos estudantes presentes, o projeto que representará a escola na etapa estadual é o da professora Suzana Barbosa, que enfatiza a importância da reciclagem de resíduos sólidos no espaço escolar por meio da confecção de composteiras para resíduos orgânicos. De acordo com a docente, que leciona a disciplina de ciências, o projeto surgiu a partir da identificação de uma problemática vivida na escola.

“Nós geramos muito lixo, então, a partir da Semana do Meio Ambiente que realizamos na escola, esse projeto foi idealizado. Construímos uma composteira, com a ajuda da equipe de cozinha da escola, e colocamos ela para funcionar. Nosso objetivo é gerar adubo para as árvores e plantas que circundam nosso ambiente escolar. Essa é nossa iniciativa. Com início, meio e fim na nossa própria escola”, destacou Suzana.

Foto: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

E para a aluna Carla Cristina Dalmeida, 14, a frase “educar é armar mentes para proteger a floresta com atitudes” foi a escolhida pela discente para representar sua candidatura ao cargo de delegada na etapa estadual da conferência. A vitória democrática é motivo de orgulho para a estudante, que agora aguarda com ansiedade as próximas etapas da iniciativa.

“Fiquei muito feliz com a eleição. Agora, espero a etapa estadual. Quero muito ver os projetos das outras escolas, saber se eles refletiram sobre temas do meio ambiente tanto quanto a gente aqui do Tiradentes”, compartilhou Carla.

Além do projeto vencedor, outros quatro projetos concorreram à vaga. Temas como a biodiversidade da flora amazônica e suas reações ao calor; o monitoramento da qualidade do ar atmosférico no bairro da escola; além de redações em Língua Portuguesa e Inglesa sobre a importância da preservação também foram abordados.

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