Os programas de sustentabilidade da Prefeitura de Manaus, destinados para a coleta de materiais recicláveis, somam 739.440 toneladas recolhidas em 2025. O serviço de Coleta Seletiva Porta a Porta e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são alternativas disponíveis à população para recolher embalagens plásticas e outros materiais que podem ser novamente aproveitados na cadeia circular, evitando a destinação incorreta em igarapés e no aterro sanitário. Os dois programas são coordenados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
O Coleta Seletiva Porta a Porta facilita o recolhimento de materiais recicláveis diretamente nas residências dos manauaras, incentivando a população a separar resíduos como papel, plástico, metal e vidro, que são coletados em dias específicos pela equipe da Semulsp. Neste ano, o programa já recolheu 373.350 toneladas de material, por meio das mais de 150 rotas que circulam em todas as zonas da capital.
“Essa é uma alternativa encontrada pela prefeitura, que não apenas reduz a quantidade de lixo que é levado para o nosso aterro sanitário, mas também contribui para a geração de renda, pois essas toneladas recolhidas se tornam matéria prima para 16 associações e cooperativas, que recebem os materiais recicláveis coletados”, explicou o secretário Sabá Reis, titular da Semulsp.
A Semulsp também disponibiliza 49 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que neste ano contabilizam 366.090 toneladas de material reciclado descartado de forma adequada pela população. Os pontos estão localizados em grandes redes de supermercados.
Coleta de grandes objetos
O programa Coleta Agendada, destinada para o recolhimento de grandes objetos, como móveis e até eletroeletrônicos, é outra alternativa disponibilizada para descarte correto de inservíveis pela população.
Desde que o programa foi criado, a Semulsp recolheu 76.604 objetos. Somente em 2025 já foram realizadas mais de 4.800 solicitações da população para recolhimento de 14.332 itens.
Operações
A Semulsp também realiza operações de rotina para coibir o descarte incorreto de pneus na cidade. Neste ano já foram realizadas 34 operações com este objetivo, recolhendo 37.199 pneus que são destinados para as associações e cooperativas para reciclagem desses materiais que, além de serem poluentes, também são risco para a proliferação de criadouros de mosquitos transmissores de dengue, Zika e Chikungunya.
As equipes de limpeza urbana do município realizam ainda operações de combate a lixeiras viciadas. Neste ano, 196 operações foram realizadas pela Semulsp, somando mais 9.400 toneladas de lixo recolhido.
A Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo uma série de estratégias pra o combate às lixeiras viciadas. Entre as ações está a ocupação destes espaços por jardins e hortas urbanas, de uso coletivo.
Disque Limpeza
O Disque Limpeza é um canal direto para que os cidadãos possam solicitar serviços de coleta de lixo, podendo se informar sobre todos os programas disponíveis pela Semulsp, como o Coleta Seletiva Porta a Porta, Coleta Agendada, endereços dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), pedidos para recolhimento de pneus ou combate a lixeiras viciadas.
Os contatos podem ser feitos pelos números (92) 98842-4738 ou (92) 98842-1202, disponíveis para atendimento via WhatsApp.
— — —
Texto – Geraldo Farias / Semcom
Fotos – João Viana e Valdo Lopes / Semcom e Divulgação / Semulsp