Destinado a artistas visuais, produtores culturais, técnicos de palco, estudantes de artes e demais entusiastas, o curso de cenografia contempla 25 participantes. A proposta é oferecer uma experiência integrada que combina tanto a teoria quanto a prática. Os inscritos têm a oportunidade de aprender sobre os fundamentos básicos da cenografia e ainda participar de uma construção coletiva de um cenário, uma habilidade essencial na produção teatral.
De acordo com Jender Lobato, diretor-presidente da Manauscult, essa iniciativa é um passo importante para o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura em Manaus. Ele destacou: “Estamos promovendo uma formação completa, que amplia o repertório dos nossos artistas e técnicos. A cenografia é uma linguagem fundamental nas artes cênicas e nosso compromisso é garantir que os profissionais da cidade tenham acesso a esse tipo de qualificação.”
O curso de cenografia é conduzido por Juca di Souza, um renomado ator, diretor e cenógrafo com mais de 15 anos de experiência em Manaus. Juca é reconhecido por sua significativa contribuição para o teatro local e traz ao curso uma rica vivência profissional, focando no desenvolvimento criativo e técnico dos participantes. Ele comentou sobre a motivação dos inscritos: “O curso começou com muito entusiasmo por parte dos participantes e nossa expectativa é que eles saiam daqui não só com conhecimento técnico, mas também com um NOVO olhar sobre os espaços cênicos e as possibilidades artísticas da cenografia.”
Durante as aulas, os participantes do curso de cenografia aprendem sobre diversos tópicos como a história da cenografia no teatro, na televisão e em exposições. O conteúdo programático inclui noções de iluminação, cenotecnia, produção de croquis, construção de estruturas, pintura, aplicação de texturas e montagem final. Ao término do curso, será realizada uma apresentação pública do cenário desenvolvido pelo grupo, o que permitirá que os alunos mostrem suas habilidades recém-adquiridas.
A iniciativa de oferecer esse curso é parte de um esforço contínuo da Manauscult para intensificar ações de formação e capacitação no setor cultural. Esse comprometimento há tempos reafirma o papel da fundação como um agente de fomento à cultura e ao desenvolvimento artístico em Manaus. Por meio da cenografia e de outras disciplinas artísticas, a prefeitura busca proporcionar novas oportunidades para que os talentos locais floresçam e contribuam para um ambiente cultural mais rico e diversificado em nossa capital amazonense.