Há 11 segundos
Parceria vai ampliar o apoio técnico a prefeituras nas áreas de saneamento, infraestrutura e gestão de resíduos sólidos
Foto: Divulgação/Ciama
Em uma iniciativa estratégica para impulsionar o desenvolvimento dos municípios amazonenses, a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e a Associação Amazonense de Municípios (AAM) assinaram, nesta terça-feira (05/08), durante a abertura do Fórum Amazonas Mais Municípios um Termo de Cooperação Técnica voltado à elaboração de projetos de engenharia, captação de recursos e qualificação técnica das administrações municipais. O evento está sendo realizado pela AAM, no Sesi Clube do trabalhador, na zona leste de Manaus.
O acordo estabelece compromissos mútuos entre as instituições, com foco na promoção de ações que fortaleçam as gestões locais, principalmente nas áreas de saneamento básico, infraestrutura urbana, gestão de resíduos sólidos e acesso a financiamentos. A parceria também prevê a capacitação de servidores e a criação de um programa de rádio e TV, com o título “Sustentabilidade e Inovação – Ciama e AAM em Ação”, para divulgar boas práticas e experiências bem-sucedidas nos municípios.
Conforme enfatizou o diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o fortalecimento da parceria com a AAM representa um passo decisivo para que os municípios do estado tenham acesso a projetos de qualidade, assessoramento técnico e oportunidades concretas de captar recursos. “Vamos trabalhar juntos, com inovação, para levar soluções estruturantes a quem mais precisa, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, destacou.
Foto: Divulgação/Ciama
O presidente da AAM, Anderson Souza, reforçou a importância da parceria com a Ciama. “Muitos municípios tem deixado de fazer projetos, a Ciama é um órgão muito importante que faz estes projetos e tem feito parcerias grandes”, ressaltou.
Com validade inicial de 12 meses e possibilidade de renovação, o termo simboliza a integração de esforços entre o Governo do Amazonas e os municípios, buscando soluções eficientes e duradouras para os desafios da gestão pública local.