Há 2 segundos
A chegada do serviço evita deslocamentos até Manaus, reduz custos e garante diagnóstico mais rápido
Foto: Mauro Neto/ SECOM
Moradores de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) destacam a importância da chegada da Carreta da saúde do Governo do Amazonas ao município. A unidade móvel, equipada para oferecer exames como mamografia e ultrassonografia, começou a atender na sexta-feira (08/08), garantindo aos pacientes a oportunidade de cuidar da saúde com mais agilidade, sem a necessidade de viagens até a capital. Neste sábado (09/08), o governador Wilson Lima esteve no local para acompanhar os atendimentos.
Naíde Pereira dos Santos, 47 anos, servidora pública que aproveitou a oportunidade para realizar a mamografia, resumiu o sentimento de muitos moradores.
“Eu acho importante a carreta estar aqui no nosso município, pois, muitas das vezes, o paciente não tem condições de estar indo e vindo para fazer os seus exames em Manaus. E a carreta aqui já facilita a vida de muitas mulheres e de homens também que queiram fazer os seus exames”, disse a paciente.
Foto: Mauro Neto/ SECOM
O atendimento da carreta segue até quarta-feira (13/08), no estacionamento do serviço social do Comércio (Sesc), na rua Waldemar Ventura, bairro São José. Serão oferecidos 530 exames de imagem, sendo 300 ultrassonografias e 230 mamografias.
A pescadora Fabíola Passos, 44 anos, reforçou a importância da iniciativa para quem vive no interior. No local, ela passou por exames de mamografia e abdômen total.
“Eu acho muito bom porque a gente tem muita dificuldade de conseguir fazer esses exames. E quando a agente de saúde colocou, eu vim rapidamente porque a gente não PODE perder essa oportunidade”, afirmou.
Foto: Mauro Neto/ SECOM
As ultrassonografias incluem abdômen total, abdômen superior, aparelho urinário, tireoide, transvaginal, obstétrica, pélvica e próstata via abdominal. O atendimento, para pacientes com encaminhamento médico emitido por UBSs do município, acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Desde 2023, as Carretas da saúde já realizaram mais de 70 mil atendimentos em todo o Amazonas, contemplando tanto bairros da capital quanto municípios como Iranduba, NOVO Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Parintins e o próprio Manacapuru.