Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Prodam destaca benefícios da conectividade em cidades amazônicas em evento do Ministério das Comunicações
Amazonas

Prodam destaca benefícios da conectividade em cidades amazônicas em evento do Ministério das Comunicações

20 de agosto de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 2 minutos

A empresa estadual de tecnologia mostrou como a conectividade impacta educação, saúde e economia em NOVO Airão

Foto: Divulgação/Prodam

Com o objetivo de mostrar como a conectividade vem modificando a rotina nas cidades amazônicas, a Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) apresentou, durante o workshop “Desvendando o Futuro Digital da Amazônia – As Infovias do Norte Conectado”, um estudo de caso sobre o impacto positivo da Internet em NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus). O evento foi promovido pelo Ministério das Comunicações (MCOM), nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (SEAD), na zona centro-sul de Manaus.

Durante a apresentação, o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, explicou como a implantação da Internet em NOVO Airão tem transformado a cidade. Ele destacou que, desde setembro de 2020, o município passou a contar com conectividade via cabos subfluviais, beneficiando instituições como escolas, hospitais e centros de turismo.

O presidente da Prodam enfatizou que a iniciativa não apenas trouxe Internet de qualidade, mas também promoveu inclusão digital, permitindo que estudantes, profissionais de saúde e cidadãos em geral tenham acesso a conteúdo educacionais, serviços de saúde e ferramentas administrativas de forma ágil e eficiente.

“A Prodam é responsável pela última milha em NOVO Airão, garantindo que a conectividade chegue de fato às escolas, hospitais e órgãos públicos. Não se trata apenas de instalar cabos, mas de entregar soluções digitais que transformam a gestão pública e a vida da população”, afirmou Lincoln Nunes.

Segundo Lincoln, a experiência de NOVO Airão mostra que investimentos em infraestrutura digital são essenciais para reduzir desigualdades, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a participação cidadã, servindo como modelo para outros municípios da região.

“Um ano após a implantação da Internet em NOVO Airão, o município registrou um crescimento de 15% no PIB local. Isso mostra que a conectividade não é apenas tecnologia: é desenvolvimento econômico, oportunidades para empresas e melhoria da qualidade de vida para toda a população”, concluiu Lincoln.

Norte Conectado

Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o programa Infovias Norte Conectado busca expandir a infraestrutura de telecomunicações na Amazônia, levando Internet de alta velocidade a municípios historicamente isolados. A iniciativa utiliza prioritariamente cabos de fibra óptica subaquáticos instalados nos leitos dos rios amazônicos, permitindo melhorar o acesso a serviços públicos essenciais e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.

O investimento do governo federal no programa é da ordem de R$ 1,3 bilhão, beneficiando 59 localidades em sete municípios e envolvendo cerca de 12 mil quilômetros de cabos subfluviais de fibra óptica. A Prodam é uma das parceiras institucionais do Programa.

Durante o evento, o diretor de Projetos de infraestrutura do Ministério das Comunicações, Jordan Silva de Paiva, apresentou um balanço do andamento do programa. Segundo ele, o projeto é constituído por oito infovias. Já foram entregues a Infovia 00, que liga Macapá a Santarém; a Infovia 1, conectando Santarém a Manaus; e a Infovia 3, entre Macapá e Belém.

Estão em fase de entrega a Infovia 4, que ligará Vila de Moura a Boa Vista, e a Infovia 2, que conectará Tefé a Atalaia do Norte. Em paralelo, avançam os trabalhos da Infovia 5, que utilizará o Rio Madeira, e das Infovias 6 e 8, que passarão pelos rios Purus e Juruá.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Governo do Amazonas fortalece Sistema Socioeducativo com foco em atendimento, acolhimento e reintegração

Por administrador
Amazonas

Com produção em alta no Amazonas, açaí é reconhecido oficialmente como fruta autenticamente brasileira

Por administrador
Amazonas

Ipaam autoriza implantação da primeira Usina Municipal de Carbonização de Resíduos Sólidos do Amazonas, em Nhamundá

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 163 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por administrador
Amazonas

PC-AM solicita divulgação das imagens de três homens que desapareceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

Adaf alerta pecuaristas para a importância da vacinação contra a brucelose

Por administrador
Amazonas

IML procura familiares de dois idosos que faleceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

No fim do ano 92% dos lojistas não registraram assaltos nem furtos, aponta pesquisa da Fecomércio

Por administrador
Amazonas

Sect projeta recorde de entregas de títulos definitivos em 2026

Por administrador
Amazonas

Pré-Fórum Cultura Viva Amazonas inicia programação da Teia Estadual no Palacete Provincial

Por administrador
Amazonas

ADS realiza dez edições das Feiras de Produtos Regionais nesta semana

Por administrador
Amazonas

Professor e alunos do EJA criam jogo para trabalhar conceitos termoquímicos em Barreirinha, com apoio do Governo do Amazonas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?