A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quarta-feira (20 de agosto), uma Reunião Solene em celebração ao Dia do Maçom, data comemorada em todo o Brasil. A homenagem foi proposta pelo vereador Gilmar Nascimento (Avante) e reuniu representantes da maçonaria amazonense, autoridades do Judiciário, da defensoria pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, além de convidados e familiares.
A maçonaria é uma instituição secular, marcada por princípios como liberdade, igualdade e fraternidade. Ao longo da história, teve participação ativa em momentos decisivos do país, como a Independência do Brasil, a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura. Atualmente, atua de forma discreta, mas constante, em ações sociais, filantrópicas e no fortalecimento da Cidadania.
O vereador Gilmar Nascimento (Avante) destacou a importância de reconhecer a contribuição dos maçons para a sociedade.
“A maçonaria teve papel fundamental nas grandes decisões do Brasil e hoje continua exercendo sua influência, pautada em valores universais. É uma instituição que trabalha pela liberdade, igualdade e fraternidade, e merece o respeito da sociedade”, disse.
Durante a homenagem, uma placa honrosa foi entregue ao Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Amazonas, Percival Corrêa, que explicou a origem da data comemorativa.
“O Dia do Maçom é celebrado em 20 de agosto porque, nessa data, em uma reunião histórica no Rio de Janeiro, José Bonifácio e Gonçalves Ledo travaram um debate que abriu caminho para a Independência do Brasil. É um dia que representa filosofia, história e também crescimento moral e espiritual”, destacou.
O Grão-Mestre de Honra, Bruno Azevedo, ressaltou o protagonismo da maçonaria no Amazonas.
“A história da maçonaria no Amazonas se confunde com a própria história do Estado. Atuamos em causas sociais, filantrópicas e na formação de valores. Receber esta homenagem na Casa do Povo é motivo de orgulho e reconhecimento”, enfatizou.
Também presente, o presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL), Ruberval Quirino, agradeceu a distinção.
“A maçonaria sempre contribuiu, de forma objetiva, para o desenvolvimento do Amazonas e do Brasil. Esta homenagem é muito especial para todos nós”, concluiu.
Texto: Lidiane Castro/Dicom