Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30
Amazonas

Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30

1 de setembro de 2025
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Há 2 horas

Iniciativas como Prosamin+, Prosai e MRSB foram destacadas no evento, assim como o Ilumina+ Amazonas

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas apresentou, nesta segunda-feira (1º/09), os avanços já alcançados com as ações que desenvolve na área de saneamento básico, em apoio às prefeituras. A apresentação foi feita durante a abertura do Seminário Pré-COP30 “Diretrizes para Enfrentamento da Mudança do Clima”, realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus. O Ilumina+ Amazonas, que substitui por LED as lâmpadas tradicionais e mais poluentes usadas na iluminação pública do interior, também foi destacado.

Representando o governador Wilson Lima no evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destacou os avanços alcançados na área de saneamento. Citou os resultados dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e de saneamento Integrado (Prosai).

O Prosamin+ é executado em Manaus e o Prosai foi concluído em Maués e está em andamento em Parintins, ambos desenvolvidos pela UGPE. Além dos dois programas, ele também ressaltou a criação, pelo Governo do Amazonas, da Microrregião de saneamento básico (MRSB), trabalho que teve à frente a Sedurb.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Seminário Pré-COP30 foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de saneamento (Aesbe) e pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp). Foi realizado em parceria com a Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), órgão da Sedurb, e com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Amazonas (ABES/AM). Reuniu autoridades e especialistas da área de saneamento, para debater os impactos da crise climática nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Marcellus Campêlo ressaltou a importância do encontro e falou sobre os desafios enfrentados no Amazonas na área de saneamento básico. Segundo ele, o Governo do Estado tem feito um enorme esforço e realizado investimentos pesados no apoio às prefeituras, que administram os serviços.

“O Governo do Amazonas desenvolve programas importantes nessa área, como o Prosamin+, em Manaus, com obras que promovem a requalificação urbanística, além do saneamento básico. Construímos a maior Estação de tratamento de esgoto (ETE) da Região Norte, localizada no bairro Educandos, que beneficia mais de 200 mil pessoas”, afirmou o secretário.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O secretário citou, ainda, as obras do Prosai. O programa foi concluído em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), em 2019, levando água tratada para 100% da cidade e esgotamento sanitário para 50% da população. Em Parintins (a 369 quilômetros da capital), as obras estão em andamento e já beneficiam a população da sede do município com água de qualidade. A cobertura de esgoto vai sair do zero para até 25% da cidade, abrangendo toda a área do programa.

Marcellus Campêlo também discorreu sobre a Microrregião de saneamento básico (MRSB), criada pela Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima em janeiro deste ano. A MRSB é uma autarquia composta pelo Estado e pelos 61 municípios do interior. Com trabalhos iniciados em agosto, é uma iniciativa fundamental para o estado avançar na universalização do saneamento básico.

Ilumina+ Amazonas

O secretário Marcellus Campêlo também enfatizou as ações do Programa Ilumina+ Amazonas, que moderniza a iluminação pública do interior do estado, substituindo as lâmpadas antigas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes, por modernas luminárias de LED, reconhecidas pelo baixo consumo e eficiência energética.

A iluminação de LED proporciona economia de até 60% no consumo de energia, gerando menos emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e contribuindo com o enfrentamento às mudanças climáticas.

O programa já alcançou 57 municípios e 244 comunidades rurais e indígenas, implantando, até o momento, mais de 102,4 mil pontos de LED. A meta do Governo do Amazonas é modernizar o sistema de iluminação pública de todos os 61 municípios. Com isso, o Amazonas passa à condição de primeiro estado brasileiro a atingir 100% da iluminação pública com LED no interior.

Água Boa

A diretora-presidente da Cosama, Deisiane Erculano, ressaltou a importância da participação dos órgãos no seminário e apresentou as ações desenvolvidas dentro do Programa Água Boa. “Este seminário é muito importante para que possamos discutir os desafios do setor de saneamento frente às mudanças climáticas. É importante trazer esse evento para o Amazonas, para que possam conhecer a nossa realidade, conhecer a nossa logística, que é um dos maiores desafios para realizar o saneamento na Região Norte”, disse.

O Projeto Água Boa, disse ela, conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e Cosama. Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 700 purificadores instalados em 54 municípios do estado. Por parte da Cosama, há 50 sistemas implantados em 44 comunidades, em 15 municípios. A estrutura dos sistemas possui duas caixas d’água com purificadores, por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios, com capacidade de atender até 1.000 famílias por dia.

Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio da Cosama, vem ampliando investimentos para levar água de qualidade e saneamento ao interior do estado, enfrentando as barreiras das grandes distâncias e dos acessos fluviais. A gestora destacou que esses investimentos se intensificam nos períodos críticos da estiagem e da cheia, garantindo segurança hídrica às populações ribeirinhas e urbanas.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Educação em saúde é destaque nas ações da FVS-RCP no 27° Festival de Cirandas de Manacapuru

Por administrador
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

Por administrador
Amazonas

Ciranda Tradicional conquista o título de campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru

Por administrador
Amazonas

Amazonense é convocado para o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio

Por administrador
Amazonas

Centros de Convivência reforçam cuidado com a saúde mental em abertura do ‘Setembro Amarelo’

Por administrador
Amazonas

Prosai: Usina de asfalto própria para Parintins

Por administrador
Amazonas

Agosto: focos de calor no Amazonas caem ao nível mais baixo desde 2011 e desmatamento diminui

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas repassa mais de R$ 3,8 milhões em crédito rural no interior do estado

Por administrador
Amazonas

Urucurituba: Equipes técnicas da Sect iniciam nova etapa de processo de regularização fundiária

Por administrador
Amazonas

Pan-Amazônico de Oncologia: FCecon prorroga prazo para submissão de trabalhos científicos

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas destaca papel dos educadores físicos em programas que promovem qualidade de vida

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 111 vagas de emprego para esta terça-feira

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?