Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > FVS-RCP aprimora vigilância sanitária no Amazonas
Amazonas

FVS-RCP aprimora vigilância sanitária no Amazonas

3 de setembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

vigilância sanitária é um tema de extrema importância para a proteção da saúde pública, especialmente em um estado tão diversificado como o Amazonas. A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) está em ação para fortalecer este setor vital por meio de oficinas regionais que ocorreram entre julho e agosto. Essas capacitações têm como foco central a gestão de riscos e a descentralização das ações de vigilância sanitária nos municípios.

As oficinas foram realizadas em diversas localidades estratégicas, como Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Tabatinga. Cada uma dessas cidades foi escolhida para garantir a abrangência das informações e práticas que tornam a vigilância sanitária ainda mais eficaz. Técnicos da FVS-RCP, em parceria com as Secretarias de saúde Municipais, foram responsáveis por disseminar conhecimento e boas práticas de gestão sanitária.

O principal objetivo das oficinas de vigilância sanitária é aprimorar a compreensão e a capacidade de identificação e gestão do risco sanitário local. Essas iniciativas são fundamentais para o fortalecimento da atuação de equipes de saúde nas diversas regiões do Amazonas, promovendo uma colaboração efetiva na área da saúde pública.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a relevância dessas capacitações: “Capacitar os municípios para gestão de riscos e planejamento resulta em um impacto direto na eficácia das ações de vigilância sanitária, permitindo que as Visas priorizem atividades que realmente importam para a saúde pública.” Essa afirmação ressalta a importância de um trabalho bem estruturado e planejado para que as vigilâncias consigam efetivar suas funções de forma mais assertiva.

Jackson Alagoas, responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, também commenta que as oficinas são uma parte essencial da missão da FVS-RCP em qualificar a gestão das Vigilâncias Sanitárias em todo o estado. A missão institucional vai além de simplesmente oferecer informação, buscando sempre um aprimoramento na coordenação da vigilância sanitária no Amazonas.

Durante cada oficina, foram abordados temas estratégicos como a compreensão e a gestão de riscos sanitários relacionados a produtos e serviços que afetam a saúde pública. Essas discussões são essenciais para orientar a atuação das equipes municipais da vigilância sanitária, traduzindo-se em ações mais efetivas de prevenção e intervenção em situações que possam impactar a saúde da população.

Além disso, a programação das oficinas de vigilância sanitária incluía palestras, debates e atividades práticas focadas na compreensão e na classificação de risco, além de ações de vigilância voltadas à prevenção e intervenção. Essa abordagem permite não apenas a troca de conhecimento, mas também a prática direta das atividades que devem ser realizadas para garantir a saúde pública em nível municipal.

A descentralização da vigilância sanitária é um dos temas que mais ganhou destaque durante as capacitações. A ideia é que cada município tenha a autonomia necessária para gerir suas ações de vigilância, respeitando as peculiaridades locais e as necessidades específicas de cada comunidade. Com essa estratégia, espera-se que a vigilância sanitária se torne mais ágil e efetiva, respondendo com maior eficiência aos desafios da saúde pública no Amazonas.

Por fim, a FVS-RCP se coloca como uma entidade comprometida e engajada na formação contínua de profissionais da saúde, garantindo que todos os envolvidos na vigilância sanitária estejam bem informados e preparados para atuar em prol da saúde da população amazonense. Acredita-se que fortes iniciativas como essas resultem em uma vigilância sanitária robusta, melhorando assim a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Assuntos nesse artigo: #vigilancia, #sanitaria, #vigilancia_sanitaria, #amazonas, #capacitacao, #gestao_de_risco, #descentralizacao, #saude_publica, #oficinas, #fortalecimento, #formacao_continua, #equipes_de_saude, #prevencao, #intervencao, #coordenacao, #entidade_comprometida, #Cidadania, #qualidade_de_vida, #comunicacao, #praticas_de_saude

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

Por administrador
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

Por administrador
Amazonas

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

Por administrador
Amazonas

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

Por administrador
Amazonas

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

Por administrador
Amazonas

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

Por administrador
Amazonas

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?