Nesta quarta-feira (3 de setembro), o vereador Elan Alencar (DC), vice-presidente da Comissão de saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), subiu à tribuna para alertar a população sobre o crescente surto de malária na capital amazonense.
Durante a sessão plenária, o parlamentar destacou que o período sazonal, caracterizado pelo início do verão amazônico, propicia um ambiente favorável ao aumento do número de casos da doença. O clima quente e úmido, juntamente com a vazante dos rios, cria condições ideais para a reprodução do mosquito Anopheles, principal vetor da malária.
Elan apresentou dados alarmantes: entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 3.853 casos de malária na cidade, um aumento de 9,6% em comparação com os 3.516 casos notificados no mesmo período do ano anterior. Os números foram fornecidos pela Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e são monitorados pelo Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep-Malária).
O vereador enfatizou a importância de uma atuação coordenada entre a Semsa e a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS), ressaltando que a prevenção deve ir além de diagnósticos e tratamentos.
“Irei solicitar ações de fumacê, que são essenciais, especialmente nas zonas Norte, Leste e Rural, onde a proliferação do mosquito é mais preocupante”, destacou Elan.
O parlamentar reforçou a necessidade de intensificar os serviços de saúde e a vigilância sanitária para combater efetivamente a malária, garantindo que a população receba o atendimento adequado.
Malária
Doença infecciosa febril aguda, a malária é transmitida por meio da picada de fêmea do mosquito Anopheles infectadas por protozoários do gênero Plasmodium, que é o causador da doença.
Os sintomas mais comuns da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça.
A doença tem cura e o tratamento é gratuito, mas, se não for diagnosticada e tratada de forma precoce e adequada, PODE evoluir para formas graves.
Texto: Vanessa Rocha (assessoria de imprensa do parlamentar)