Há 31 minutos
Nos próximos dias, a unidade deve receber vistoria do Ministério da saúde, último passo antes de iniciar a oferta do serviço
Foto: Evandro Seixas / SES-AM
A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) promoveu, nesta quinta-feira (11/09), no Hospital e pronto-socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, uma reunião estratégica para tratar da implantação do Programa de Transplante de Fígado no Amazonas. A reunião foi para detalhar os ajustes finais para início do serviço, entre as áreas técnicas envolvidas no processo de habilitação da unidade junto ao Ministério da saúde (MS).
De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, nos próximos dias o hospital deve receber a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplante (CGSNT) do Ministério da saúde, que fará a vistoria final, último passo antes da publicação da portaria para o início do procedimento. “O Delphina está pronto para iniciar os transplantes hepáticos, mas temos ainda essa etapa protocolar de vistoria e nossas equipes estão todas envolvidas para checar cada detalhe”, disse a secretária.
Foto: Evandro Seixas / SES-AM
Participaram da reunião a Fundação de Vigilância em saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Coordenação Estadual de Transplantes, Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), Secretaria Executiva de Políticas de saúde, Secretaria Executiva de Redes de Atenção à saúde, Complexo Regulador (TFD/CERAC) e representantes do Hospital Delphina Aziz.
Foto: Evandro Seixas / SES-AM
A reunião foi para checar os fluxos internos e também a organização da REDE de saúde, garantindo condições seguras e eficazes para a realização dos transplantes. Foram revisados detalhes como os estoques de hemocomponentes e hemoderivados, o fortalecimento da captação de doadores e a pactuação de fluxos entre os hospitais da REDE pública.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a REDE estadual já conta com uma equipe preparada para iniciar os procedimentos. “O trabalho integrado entre as unidades e as equipes multiprofissionais é imprescindível. Estamos na etapa final para iniciar os transplantes e temos uma equipe pronta para atender às necessidades da população”, afirmou.
Transplante Renal
O Hospital Delphina Aziz é referência em transplantes renais, procedimento que realiza desde 2023. Nesse período, foram realizados 213 transplantes. A média anual triplicou em comparação a 2022, quando o procedimento só podia ser realizado na REDE pública por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com o paciente sendo encaminhado para outro estado.