Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios
Amazonas

Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios

12 de setembro de 2025
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Há 36 minutos

As equipes conheceram a metodologia que deverão adotar para alcançar os índices necessários para a certificação

Foto: Paula Pessoa/UGPE

O Governo do Amazonas apresentou, nesta quinta-feira (11/09), a Metodologia do Selo Unicef, edição 2025-2028, para cerca de 200 articuladores e mobilizadores da certificação nos municípios do interior do estado. A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O evento foi realizado com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). A instituição é parceira na implementação das ações do Selo.

Com o tema “caminhada dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, a ação fez parte do 1º Ciclo de Formação da certificação, voltado especificamente para o grupo de servidores públicos indicados pelas gestões locais, para compor as equipes de execução das ações do Selo. Cada município participou com três representantes: um articulador local, um mobilizador de adolescentes e um representante indicado pelas prefeituras.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

O encontro também teve como objetivo orientar sobre a organização do 1º Fórum Comunitário, evento que todos os municípios deverão realizar até dezembro deste ano. A capacitação fortalece o papel dos municípios na implementação das ações previstas, garantindo o alcance das metas pactuadas.

Representando o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, Viviane Dutra, que é subcoordenadora de Projetos Sociais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que faz parte da secretaria, destacou que a participação dos órgãos estaduais e articuladores municipais representa um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas no Amazonas.

“Na edição passada, saímos de 5 para 29 municípios certificados. E, nesta, tivemos um feito histórico com a adesão dos 61 municípios do interior. Esse avanço reflete o compromisso do Governo do Estado, que tornou o Selo Unicef como uma pauta estratégica. A Sedurb atua como articuladora e mediadora dessas iniciativas ,que fortalecem as políticas públicas transversais, com foco na proteção das crianças e adolescentes”, destacou Viviane Dutra.

De acordo com a chefe de escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, a edição 2025–2028 do Selo Unicef, terá como diferencial a abordagem étnico-racial em todas as etapas. “Essa abordagem é transversal em todas as etapas, incentivando a participação de indígenas, quilombolas e organizações da sociedade civil na cocriação de políticas públicas. Essas ações intersetoriais contribuem para a redução da pobreza infantil e para a melhoria dos indicadores de saúde, educação e bem-estar, beneficiando principalmente os mais vulneráveis”, explicou.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

Participação

Para o servidor público Edson Eduardo Tavares, um dos articuladores do município de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), a capacitação foi fundamental para garantir um resultado positivo. “São Paulo de Olivença foi um dos 29 municípios que receberam a certificação na última edição, por isso sabemos que as ações do Selo Unicef são fundamentais para garantir os direitos de crianças e adolescentes. Além disso, participar desta capacitação é essencial para entendermos a metodologia e a forma de trabalho para a edição de 2025 a 2028”, disse

A assistente social e mobilizadora em Jutaí (a 750 quilômetros da capital), Elenízia de Araújo, destaca que, para o município, participar da inciativa é um marco importante. “É a primeira vez que Jutaí participa de uma edição do Selo. Estar aqui nessa formação, nos ajuda a fortalecer nosso conhecimento profissional, além de adquirir ferramentas para enfrentar os desafios do dia a dia e assim garantir direitos e proteção aos mais jovens”, reforça.

Também participaram do evento representantes da Fundação de Vigilância em saúde do Estado do Amazonas (FVS/RCP), Companhia de saneamento do Estado do Amazonas (Cosama), Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Programação

O evento iniciou com a apresentação cultural do grupo Yará Porantim, da etnia Sateré-Mawé, que interpretou músicas típicas da região. Foram apresentadas histórias de vida, para ilustrar como a iniciativa contribui para a garantia dos direitos, além de debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marcos históricos e a perspectiva de metas até 2028. Participantes com experiência em edições anteriores do Selo também compartilharam suas vivências.

À tarde, foi realizada a preparação para o 1º Fórum Comunitário, com dinâmica de grupos, apresentação dos trabalhos e explicação sobre a sistemática de pontuação do Selo. No encerramento, os participantes receberam certificados.

Sobre o Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa do Unicef e no Amazonas tem a parceria do Governo do Estado. Promove ações voltada sà garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco em saúde, educação, proteção social e prevenção de violências.

No Amazonas, a coordenação e mobilização para a certificação é realizada pela Sedurb, com apoio do parceiro implementador, o Instituto Amazônia Açu (IAÇU), além das Secretarias de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), de educação e Desporto Escolar e de saúde (SES-AM) e UGPE.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?