Há 33 minutos
As inscrições iniciam na segunda-feira (15/09), por meio do formulário disponível no Instagram: @sepcdam
Fotos: Arquivo/SEJUSC e polícia Militar do AmazonasA Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD) levará, no dia 30 de setembro, dez crianças com deficiência para participar da atividade de equoterapia realizada no Regimento de polícia Montada Coronel Bentes (RPMon), da polícia Militar do Amazonas (PMAM). A atividade finaliza o calendário de ações da campanha Setembro Verde, de luta pela inclusão das pessoas com deficiência.
As crianças, a partir de quatro anos de idade, que participarão da ação serão selecionadas após as inscrições, que serão abertas nesta segunda-feira (15/09) e seguirão até sexta-feira (19/09), por meio do link: https://forms.gle/ZgNzhvJbADBqrJ5k6, também disponível no instagram da secretaria: @sepcdam. O resultado será anunciado no dia 22 de setembro.
Foto: Arquivo/SEJUSC e polícia Militar do Amazonas
No formulário de inscrição, o responsável pelo menor de idade deverá colocar o nome completo, o documento oficial de identificação, a idade e telefone do beneficiário, a deficiência da criança (auditiva, física, múltipla, visual ou intelectual), o nome completo do acompanhante, além de informar a identificação da PcD, por meio da Carteiras de Identificação da pessoa com deficiência (CIPcD) ou do Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), ou por laudo médico.
A atividade é um método terapêutico educacional que utiliza o cavalo entre várias disciplinas, interdisciplinar e multidisciplinar, para ajudar pessoas com deficiência e de baixa mobilidade a ganhar melhorias psicomotoras e sociais.
” É uma parceria gratuita que atende desde crianças a adultos PcDs, com foco em estimular o convívio social. Muitos não gostam do toque físico, mas com a atividade eles saem de lá mais dispostos ao contato”, avaliou Selma Banes, secretária da SEPcD.
Foto: Arquivo/SEJUSC e polícia Militar do Amazonas
A atividade é coordenada pela SEPcD, em parceria com a PMAM, que também realizou a ação de terapia assistida com Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) para as crianças, no início do mês.
Setembro Verde
A campanha Setembro Verde atua na conscientização e na luta pela inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade. E durante todo o mês, a SEPcD realizou ações educativas, lúdicas e dinâmicas para a população.
Além da fiscalização dos direitos de gratuidade e acesso prioritário PcD, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (ARSEPAM), o Instituto De Defesa Do Consumidor Do Amazonas (Procon) e o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU).
A programação visou alcançar a população, de maneira educativa sobre os direitos das PcD, bem como combater a violência, a discriminação e o capacitismo contra esse público no Amazonas.