Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Amazonas fortalece vigilância de vírus respiratórios na Atenção Primária com a estratégia ÆSOP
Amazonas

Amazonas fortalece vigilância de vírus respiratórios na Atenção Primária com a estratégia ÆSOP

23 de setembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

O objetivo é fortalecer a vigilância baseada em eventos e a detecção precoce de surtos de doenças respiratórias no estado

FOTO: Aline Reis/FVS-RCP

A Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com o Ministério da saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Bahia, iniciou a implantação da estratégia do Sistema de Alerta Precoce de Surtos com Potencial Pandêmico (ÆSOP, na sigla em inglês). O objetivo é fortalecer a vigilância baseada em eventos e a detecção precoce de surtos de doenças respiratórias no estado.

A implantação da estratégia será realizada em duas etapas: oficina presencial nos dias 22 e 23 de setembro, na sede da FVS-RCP, e oficina virtual nos dias 06 e 07 de outubro.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o ÆSOP representa um avanço importante na proteção da população. “A capacitação reforça procedimentos padronizados e fortalece a integração entre as vigilâncias em saúde e outras áreas estratégicas”, destacou.

Segundo a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em saúde (Cievs/FVS-RCP), Roberta Danieli, a detecção precoce é fundamental para mitigar impactos à saúde pública. “A iniciativa fortalece uma REDE de vigilância mais articulada e oportuna, preparada para enfrentar ameaças sanitárias emergentes, especialmente em territórios com maior vulnerabilidade epidemiológica”, afirmou.

Oficina e capacitação

FOTOS: Aline Reis/FVS-RCPA programação da oficina incluiu apresentações sobre os objetivos da estratégia, funcionalidades do dashboard e uso do sistema na REDE CIEVS em articulação com a vigilância epidemiológica, atenção primária e outras áreas, como a vigilância hospitalar e diagnóstico e dados da saúde. Também foram discutidos casos práticos de detecção de eventos, verificação de alertas e construção de fluxos de monitoramento e resposta. O encontro resultou na definição de ações e indicadores para fortalecer o uso sistemático do ÆSOP.

Ação integrada

Para o pesquisador da FIOCRUZ Bahia, Aldo Fraguas, a estratégia reforça a capacidade de resposta do estado. “Essa iniciativa permitirá antecipar cenários, fortalecendo prevenção e resposta. Com base nas informações geradas, as equipes de saúde poderão atuar de forma direcionada e eficaz”, ressaltou.

Durante a oficina, a gerente de Atenção Primária à saúde da SES-AM, Tadeuma Araújo, destacou a importância da cooperação entre estado e municípios. “Acreditamos que esse plano de ação ajudará a solucionar os principais desafios que afetam a população do Amazonas, permitindo uma atuação conjunta mais eficaz”, enfatizou.

Resposta rápida

A Vigilância Sindrômica monitora sinais, sintomas e síndromes antes da confirmação laboratorial ou do diagnóstico clínico definitivo. O objetivo é identificar precocemente surtos ou eventos inusitados, possibilitando respostas ágeis de investigação e controle. No Amazonas, essa ação será realizada por meio da plataforma ÆSOP, que combina modelagem matemática, aprendizado de máquina e ciência de dados para integrar múltiplas fontes de informação e detectar padrões e sinais de anomalia geolocalizados, analisando dados assistenciais da Atenção Primária à saúde (APS).

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?