A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), promoveu, na quarta e quinta-feira, 24 e 25/9, uma oficina de capacitação voltada para representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desenvolvem projetos junto à FDT.
O encontro reuniu 40 participantes e teve como principal objetivo fortalecer a relação entre a administração municipal e as entidades parceiras, oferecendo orientações técnicas que assegurem mais eficiência, transparência e segurança jurídica na execução das iniciativas voltadas à população idosa.
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou que a oficina representa um marco na parceria com as OSCs.
“Essa capacitação mostra que estamos caminhando lado a lado com as organizações parceiras, garantindo que cada projeto seja desenvolvido com mais segurança e transparência. O nosso foco é assegurar que todas essas ações cheguem de fato a quem mais precisa: a pessoa idosa. Esse é um compromisso da gestão do prefeito David Almeida, que vem ampliando e fortalecendo as políticas públicas de cuidado e inclusão em Manaus”, afirmou o presidente.
Durante os dois dias de atividades, os representantes das OSCs puderam aprimorar conhecimentos sobre planejamento, gestão de recursos e prestação de contas, ampliando a capacidade de atuação das instituições e o impacto social dos projetos.
Para a presidente da Associação das Donas de Casa do Morro da Liberdade, Lúcia dos Reis da Silva, a capacitação trouxe mais clareza para a execução das atividades. “Esta é uma ação muito importante. A oficina foi incrível, ela nos ajudou bastante a entender todo o processo e como Podemos executar nossos projetos com mais segurança e eficiência”, afirmou.
A iniciativa integra a estratégia da Prefeitura de Manaus de investir na qualificação dos parceiros e no aprimoramento da gestão, assegurando que as políticas públicas voltadas à pessoa idosa alcancem mais pessoas e gerem resultados concretos na melhoria da qualidade de vida dos idosos da capital.
— — —
Texto e fotos – Fábio Simões/FDT