Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura realiza ação educativa pelo Dia Mundial contra a Raiva
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza ação educativa pelo Dia Mundial contra a Raiva

29 de setembro de 2025
Compartilhar
8 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), promoveu, nesta segunda-feira, 29/9, uma ação alusiva ao Dia Mundial contra a Raiva. A programação aconteceu na unidade de saúde da Família (USF) Rosa Almeida, bairro Morro da Liberdade, zona Sul, com atividade educativa direcionada para a prevenção à raiva humana e os cuidados necessários em caso de agressão por animais que podem transmitir a doença para o ser humano.

Em 2025, o programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana, coordenado pela Semsa, já realizou 6.644 atendimentos, entre pessoas que procuraram uma unidade de saúde por casos de agressão por animais domésticos (cães e gatos) ou silvestres, e profilaxia de pré-exposição para alunos e profissionais da área de veterinária. Do total de casos, 4.657 foram por agressão de cães e 1.435 por gatos.

A chefe de Núcleo de Controle de Doenças de Notificação Compulsória e Agravos Imunopreveníveis da Vigilância Epidemiológica da Semsa, Sulamita Maria da Silva, explica que a profilaxia em casos de agressão por animais que são potenciais transmissores da raiva é uma das estratégias para reduzir o risco de ocorrência da doença no ser humano.

“O último registro de casos de raiva humana em Manaus ocorreu em 1985, mas o Brasil registrou 32 casos de raiva humana entre 2017 e 2025, de acordo com dados do Ministério da saúde. Se o vírus da raiva continua em circulação, com casos em animais e seres humanos em outros municípios e Estados, há chances de registro de novos casos em Manaus. Por conta desse risco permanente, a Semsa mantém o monitoramento e disponibiliza a profilaxia em 19 unidades de saúde na REDE municipal”, informa Sulamita Silva.

O Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana foi implantado em Manaus em 2016 e é desenvolvido em 19 unidades de saúde com equipes capacitadas para a execução das ações. Além do controle da doença em caninos e felinos domésticos a partir da vacinação antirrábica animal, o programa preconiza o tratamento profilático em casos de acidentes ou contato com animais potencialmente transmissores.

De acordo com Sulamita Silva, a profilaxia envolve procedimentos que irão reduzir o risco de que o paciente desenvolva a doença, considerando a possibilidade do animal agressor ter o vírus da raiva.

As medidas de profilaxia indicadas dependem da espécie do animal agressor, da possibilidade ou não de observação desse animal, e da indicação de vacinação e aplicação de soro antirrábico.

O programa também preconiza o atendimento de profilaxia de pré-exposição para alunos e profissionais da área de veterinária. “São pessoas que estão mais expostas ao risco pela atividade que exercem no contato com animais”, explica Sulamita.

Raiva

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que atinge o sistema nervoso central, transmitida por mamíferos, sendo geralmente letal. Os principais transmissores são animais domésticos, cães e gatos, e os animais silvestres, principalmente morcegos e macacos.

É caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, podendo ser transmitida dos animais para o ser humano por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura de mamíferos contaminados pelo vírus.

“Em caso de uma possível agressão ou acidentes com animais que podem transmitir a raiva, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para avaliação e encaminhamentos necessários. Para que a profilaxia tenha eficácia necessária, é importante que seja feita o mais rápido possível, após o contato com o animal agressor, garantindo que o tratamento seja realizado em tempo oportuno”, alerta Sulamita Silva.

Em 2024, o programa de profilaxia atendeu 7.447 pessoas em Manaus, tendo registro de 5.384 envolvendo agressão por cães, 1.382 por gatos, 55 por morcegos, 56 por primatas (macacos) e 15 por outras espécies.

Durante a atividade educativa na USF Rosa Almeida, que incluiu educação em saúde e uma caminhada para conscientizar os moradores, a enfermeira Luciana Feliz Paes, técnica do programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana do Disa Sul, explicou que a zona Sul de Manaus conta com quatro unidades de saúde de referência para atender a população que demanda os serviços de profilaxia. 

“As demais unidades de saúde também recebem o paciente em um atendimento inicial, fazem o acolhimento, verificam se já foi feita a limpeza do ferimento com água e sabão. Se não tiver sido feito, providenciam a limpeza imediatamente e encaminham o paciente para a unidade de saúde de referência”, esclareceu Luciana Paes. 

A enfermeira explicou que na unidade de saúde de referência, um profissional de saúde avalia o caso para determinar a conduta do tratamento. Se necessário, o paciente é encaminhado para tomar a vacina na unidade de saúde ou, se houver indicação para soroterapia, é encaminhado para a Fundação de Medicina Tropical (FMT)

De acordo com Luciana Paes, as vacinas são indicadas quando a agressão envolve animais que não podem ser observados. No caso de cães e gatos domésticos, é possível observar o animal por dez dias para verificar se apresenta sintomas da doença. Durante esse período, a unidade de saúde monitora o animal por meio de ligações telefônicas ou visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde. Se o animal permanecer saudável, o paciente recebe alta a partir do 11º dia.

“Já nos casos de agressão por animais silvestres ou cães e gatos que não podem ser observados, como os que vivem na rua, é aplicada a vacina. Além disso, nos casos de animais silvestres, é administrado também o soro antirrábico. Para casos de agressão envolvendo cães e gatos de rua, a administração de soro depende da gravidade e localização do ferimento”, acrescentou a enfermeira.

O aposentado Darvin Menezes Filho, 73 anos, morador do bairro Morro da Liberdade, é atendido na USF Rosa Almeida e aponta que o mais importante é manter o cuidado com a saúde dos animais.

“Gosto de cachorro e tenho dois em casa. Mas, sempre tive cachorro sadio, vacino sempre para prevenir contra as doenças. O animal às vezes tem aquele momento, não reconhece, PODE avançar, e é importante ter esse cuidado. Se você tem cachorro e não tem cuidado, não adianta”, aconselhou Darvin Menezes.

Mais informações sobre o Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana podem ser obtidas no site da Semsa (www.Manaus.am.gov.br/Semsa).

 — — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto – Divulgação/Semsa

Tags:Prefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 343 vagas de emprego nesta terça–feira, 30/9

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Museu da Cidade de Manaus recebe nova exposição de artes visuais

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM promove caminhada e lança projeto ‘Vamos Conversar?’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM encerra InRede com lições manauenses para o Brasil

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM informa locais das Unidades Móveis da Saúde da Mulher

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 442 vagas de emprego nesta segunda, 29/9

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 1ª ‘Expo + Solidária & Empreendedorismo’ para fortalecer ações sociais e incentivar iniciativas locais

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM certifica 28 alunos no encerramento do programa Empretec

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM registra mais de 5 mil atendimentos no 4º Manaus Cidadã

Por administrador
Prefeitura de Manaus

NOTA DE PESAR – Ednelson dos Santos Barbosa

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Com realização da Prefeitura de Manaus, institutos da InREDE destacam parcerias estratégicas para financiar e transformar cidades do Brasil

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove edição especial do ‘Bolerão no Parque’

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?