Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Estudantes inovam com projeto 3D sobre a biodiversidade
Prefeitura de Manaus

Estudantes inovam com projeto 3D sobre a biodiversidade

29 de setembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 29/9, na escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, no bairro Val Paraíso, zona Leste da cidade, a exposição de encerramento do projeto “Da sala de aula à floresta 3D”, desenvolvido pelos 31 alunos do 3º ano B. A iniciativa uniu tecnologia, criatividade e educação ambiental em uma experiência única.

A proposta nasceu a partir de um desafio, como estimular o aprendizado em uma turma que apresentava dificuldades de desempenho e pouco contato com temas ligados à preservação ambiental. A solução encontrada foi transformar o estudo em uma jornada prática e inovadora, que percorreu diferentes etapas.

O ponto de partida aconteceu dentro da sala de aula e se expandiu em uma visita ao museu da Amazônia (Musa), onde os estudantes conheceram de perto a diversidade da floresta. De volta à escola, a experiência foi enriquecida com o uso de vídeos em 360° e com a exibição de um documentário em que um indígena abordava a importância da sustentabilidade.

Com esse embasamento, os alunos iniciaram a etapa mais aguardada: a construção de hologramas a partir de materiais reciclados, como caixas de ar-condicionado. O trabalho envolveu matemática, engenharia, artes, ciências e tecnologia, mostrando como diferentes áreas do conhecimento podem se conectar.

Cada estudante escolheu um ser vivo da biodiversidade amazônica para pesquisar e apresentar. Com apoio de aplicativos de modelagem 3D e Inteligência Artificial, produziram vídeos que deram vida a aves, peixes e outros animais da floresta, formando um aquário digital e uma exposição que encantou o público presente.

A coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da escola, Marlicia de Souza, destacou a importância da iniciativa. “Esse projeto mostra que nossos alunos são capazes de ir muito além do que se espera quando encontram oportunidades. Eles aprenderam de forma prática, integrando tecnologia, ciência e consciência ambiental. O resultado é fruto do esforço coletivo e do protagonismo dos alunos, que se dedicaram em cada etapa”, ressaltou.

Além da escola, o projeto ultrapassou fronteiras. A equipe foi convidada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para participar da 1ª Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia da educação do Amazonas (Fictea), onde o aquário digital recebeu destaque. No âmbito municipal, o trabalho também concorre na feira de ciências da Semed, reforçando o potencial criativo dos estudantes.

As ações se estenderam ainda à comunidade, em uma intervenção no igarapé da região, onde alunos, famílias e moradores refletiram sobre a importância de preservar os cursos d’água que deságuam no rio Amazonas.

O gestor da escola, Jeckson Santos, destacou os impactos positivos do projeto. “O projeto trouxe aprendizagem significativa, com os alunos sendo protagonistas. Muitos nunca tinham ido ao Musa e ficaram encantados com a floresta amazônica. A partir daí, produziram os hologramas, pesquisaram e se dedicaram, o que melhorou o rendimento da turma e envolveu também as famílias. É uma educação de qualidade, que valoriza o protagonismo dos nossos estudantes”, disse o gestor.

A aluna do 3º ano B, Rebeca Beatriz Silva, 9 anos, contou o que mais aprendeu e gostou durante o projeto. “Eu aprendi sobre os peixes e a preservação do rio Amazonas. O que eu mais gostei foi principalmente, do aquário dos peixes, no Musa. Lá eu aprendi que a gente deve cuidar do rio e dos animais que vivem nele”, concluiu.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed

Fotos – Divulgação / Semed

Tags:Prefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

PMM monitorou segurança sanitária no 1º dia da 47ª Expoagro

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura apresenta Painel de Indicadores e Metas da Semed

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura revitaliza rua no Parque 10 e moradores aprovam serviço de recuperação asfáltica

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Exposição de bolos artísticos encanta visitantes no mirante Lúcia Almeida

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Educação Ambiental – PMM promove ação em escola

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 343 vagas de emprego nesta terça–feira, 30/9

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza ação educativa pelo Dia Mundial contra a Raiva

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Museu da Cidade de Manaus recebe nova exposição de artes visuais

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM promove caminhada e lança projeto ‘Vamos Conversar?’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM encerra InRede com lições manauenses para o Brasil

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM informa locais das Unidades Móveis da Saúde da Mulher

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 442 vagas de emprego nesta segunda, 29/9

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?