Evento fortalece transparência e governança no Sistema Único de saúde
Foto: Adrielle Menezes/SES AM
O Amazonas sediou, nesta terça-feira (30/09), a Etapa Norte dos Seminários Regionais do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS. O evento foi promovido pelo Ministério da saúde, por meio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus). Contou com a parceria da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM). Realizado no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reuniu gestores, auditores, técnicos e representantes do controle social da saúde de toda a região.
De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, o objetivo é fortalecer as práticas de auditoria, avaliação e transparência na gestão do SUS, estimulando a integração entre UNIÃO, estados e municípios. Foram discutidos o papel estratégico da auditoria, o alinhamento de ações regionais, a apresentação de boas práticas desenvolvidas na região e o estímulo à criação de componentes municipais de auditoria.
Foto: Adrielle Menezes/SES AM
A secretária de controle interno da SES-AM, Camila Pinheiro, que representou o estado no evento, reforçou a importância de o Amazonas sediar a etapa Norte do seminário. “É um grande prazer e um privilégio receber este evento. É um reconhecimento ao nosso trabalho. A Secretaria avançou muito nas políticas de controle e auditoria. Receber vários estados do Norte e secretários municipais de saúde é uma oportunidade de troca para falarmos da importância da auditoria do SUS e como ela PODE fazer a diferença nas políticas públicas de saúde”, afirmou.
Com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Amazonas (Cosems-AM) e da Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Semsa), a programação abordou temas estratégicos, como a importância da auditoria para a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelo SUS; planejamento e execução das auditorias no âmbito regional; ferramentas de monitoramento e avaliação da gestão pública em saúde; fortalecimento do controle social e da participação cidadã.
Para a coordenadora-geral de Promoção do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, do Ministério da saúde, Adelina Feijão, o evento é um marco para a região Norte. “Esse seminário é fundamental, porque reúne todos os componentes de auditoria estadual, municipal e federal para discutir, alinhar estratégias e compartilhar boas práticas desenvolvidas na região. Além disso, estimula os municípios a criarem seus próprios componentes de auditoria”, destacou.