Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama
Amazonas

Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama

1 de outubro de 2025
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Outra estratégia para ampliar o diagnóstico é o Barco Hospital São João XXIII, que leva exame de mamografia às regiões remotas do Estado

Foto: Evandro Seixas / SES AM

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, primeiro dia da campanha Outubro Rosa, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou o papel da Carreta da saúde na prevenção do câncer de mama e o compromisso do estado em ampliar o acesso ao diagnóstico a essa que é a segunda neoplasia que mais acomete mulheres no Amazonas. A primeira é o câncer de útero.

“Estamos trabalhando para fortalecer e ampliar os serviços voltados à saúde da mulher. Entre esses serviços está a oferta de exames de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, que podem procurar as nossas carretas da saúde e realizar o exame preventivo”, afirmou.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, afirma que outra estratégia inovadora do Governo do Amazonas para garantir acesso à mamografia é o Barco Hospital São João XXIII. A iniciativa, realizada por meio de parceria com o Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, leva mamografia a regiões remotas, alcançando comunidades rurais e indígenas. “Com as carretas e o barco estamos indo ao encontro da população com esse exame. Com a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce, vamos mudar a realidade do câncer de mama no Amazonas”, disse a secretária.

Foto: Evandro Seixas / SES AM

A Carreta da saúde estará, entre os dias 13 e 31 de outubro, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, zona oeste, com a oferta de exames de mamografia e também de ultrassonografia. O atendimento da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. As mulheres com menos de 40 anos precisam apresentar solicitação médica para a realização dos exames.

Além de bairros da capital, os exames de mamografia, ultrassonografia e tomografia ofertados pelas Carretas contemplaram os municípios de Cacau Pirêra, Iranduba, Manacapuru, NOVO Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Parintins e Silves

Desde 2023, quando foram implantadas, as Carretas da saúde já contabilizaram mais de 86 mil atendimentos. “Entramos no Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. Queremos reforçar a importância do diagnóstico precoce. Mulheres acima de 40 anos, não deixem de realizar a mamografia em uma unidade do SUS AM ou nas Carretas de saúde disponibilizadas pelo Governo do Amazonas”, reforçou a secretária Nayara Maksoud.

Foto: Evandro Seixas / SES AM

Programação

Nesta quarta-feira (1º/10), às 17h, acontece a cerimônia de Abertura Oficial do Movimento Outubro Rosa 2025, no Mirante Lúcia Almeida. O evento, organizado pela REDE Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), conta com a participação de representantes da Coordenação de Oncologia da SES-AM.

Durante o mês de outubro, a SES-AM realiza outras atividades relacionadas à campanha Outubro Rosa, com foco na prevenção e promoção da saúde integral da mulher. Entre os destaques da programação está o evento de Prevenção Oncológica da Mulher, que será realizado no próximo dia 10, das 8h às 12h, na Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel), na rua Pedro Teixeira, zona centro-sul de Manaus.

A Carreta da saúde do Governo do Amazonas estará presente para exames de mamografia e ultrassonografia. Também haverá atividades físicas e culturais, acolhimento psicossocial, rodas de conversa sobre saúde mental e bem-estar no trabalho. O público-alvo são servidoras da área da saúde.

A ação integra diferentes áreas da SES-AM, como a REDE de Atenção Psicossocial (GRAPS), REDE de Atenção às Condições Crônicas (GRCC), Coordenação Estadual de Oncologia e REDE da pessoa com deficiência, em parceria com a Liga de Humanização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ainda como parte do movimento Outubro Rosa, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dr. Silvério Tundis promoverá atividades voltadas à saúde integral da mulher durante todo o mês, incluindo rodas de conversa diárias com usuários, o Dia D do Outubro Rosa, em 17 de outubro, direcionado a servidores da unidade, e uma ação especial no Lar Rosa Blaya, em 24 de outubro, com orientações e atividades educativas para a comunidade.

Foto: Evandro Seixas / SES AM

Números do câncer no Amazonas

No Amazonas, o câncer de mama é a segunda neoplasia maligna mais frequente na mulher. Para 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 500 novos casos da doença, uma taxa bruta de 22,77 casos a cada 100 mil habitantes.

A Fundação Cecon é o hospital de referência na REDE pública para o tratamento do câncer de mama. A unidade hospitalar disponibiliza o tripé do tratamento oncológico para todos os estágios da doença, que envolve a cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

A FCecon dispõe de um serviço de Navegação de Paciente, exclusivo para mulheres em tratamento contra o câncer de mama. No setor, os enfermeiros e técnicos de enfermagem agilizam, organizam e priorizam o atendimento de casos graves. As mulheres são auxiliadas no agendamento de outras especialidades, como o serviço de Imagem, Oncologia Clínica, Radioterapia e serviço social.

O hospital também oferta exames de imagem para o estadiamento da doença, como as mamografias, biópsias guiadas por imagem, ultrassonografias, raio-X e tomografias. A paciente também tem o acompanhamento multiprofissional com fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?