O vereador Aldenor Lima (União Brasil), presidente da Comissão de Proteção e Bem-estar Animal (Compets) da Câmara Municipal de Manaus, realizou na tarde desta quarta-feira (1º de outubro) uma visita técnica às instalações do Hospital Público Veterinário, localizado na Avenida Mário Ypiranga, nº 72, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul da capital.
A unidade, que será inaugurada oficialmente neste sábado (4 de outubro) e contará com serviços de cardiologia, oftalmologia e oncologia, além de atendimento de urgência, emergência e internação para os animais. O hospital terá como prioridade o atendimento à população de baixa renda, sendo considerado o maior hospital veterinário do país construído do zero.
Marco
Durante a visita, o vereador percorreu as instalações do hospital como recepção, salas de atendimento, ala de internação e demais espaços, e aproveitou a oportunidade para destacar a importância da iniciativa para a causa animal e para a saúde pública do Amazonas.
“Sem dúvida é um marco para a causa animal no estado do Amazonas e fico feliz por estar presente nesse momento tão importante. Um sonho que foi iniciado em 2018, período esse em que muitos não acreditaram que seria possível, e em breve será concretizado. Me sinto honrado e feliz por fazer parte dessa história também”, afirmou.
Reconhecimento
Aldenor Lima também parabenizou a deputada estadual Joana Darc pela iniciativa pioneira e lembrou que em breve, ela assumirá a Secretaria de Estado de Bem-estar Animal (Sepet). Na ocasião, o parlamentar também agradeceu ao governador Wilson Lima por apoiar a causa animal, acreditar no projeto e torná-lo possível.
“Quero parabenizar a deputada Joana Darc, que em breve assumirá a Secretaria de Estado de Bem-estar Animal, a Sepet. Mais uma vez ela assina um legado para a causa animal no Amazonas. E foi através dela, juntamente com o governador Wilson Lima, que esse sonho saiu do papel e domingo estará em pleno funcionamento o maior hospital veterinário do país construído do zero”, destacou Aldenor Lima.
O parlamentar reforçou ainda que o hospital representa não apenas um espaço de atendimento aos animais, mas também uma política pública de impacto social mais amplo.
“Ter um hospital público veterinário é ajudar a motivar, de maneira indireta, adoções. É trazer saúde e bem-estar aos animais. É cuidar da saúde pública também, porque quando cuidamos dos animais, estamos cuidando também da saúde humana e evitando algumas zoonoses. Então, o hospital não é apenas uma estrutura para atender animais, ele é política pública efetiva para toda a sociedade”, ressaltou o vereador.
Evento
A inauguração do hospital veterinário está marcada para o próximo sábado (4 de outubro), às 9h, e deve contar com a presença de autoridades, representantes da causa animal e população em geral.
Texto: Saadya Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)