Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Com atuação de nove órgãos, Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes do Amazonas garante assistência multidisciplinar completa
Amazonas

Com atuação de nove órgãos, Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes do Amazonas garante assistência multidisciplinar completa

22 de outubro de 2025
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Serviços de atendimento humanizado no espaço entregue pelo governador Wilson Lima fortalecem a REDE de proteção do Amazonas

Foto: Alex Pazuello/SECOM

O Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de violência do Estado do Amazonas (Ciaca) vai garantir, por meio da atuação de nove órgãos, assistência multidisciplinar completa em um mesmo espaço físico, fortalecendo a REDE de proteção do Amazonas. A estrutura foi inaugurada, na terça-feira (21/10), pelo governador Wilson Lima.

O Ciaca está localizado na delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na avenida Via Láctea, Conjunto Morada do Sol, s/n, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Essa é a nona unidade do país e a única com gestão plena estadual.

O Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes abrigará serviços de segurança pública, assistência social, saúde e sistema judiciário. Com todos os atendimentos às vítimas e/ou testemunhas de violência centralizados, o espaço conta com sala de exames, fraldário, brinquedoteca, recepção, setores da Depca, além de salas para atendimento psicológico, psicossocial e demais serviços.

Fotos: Alex Pazuello/SECOM

Por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica, atuam no Ciaca os seguintes órgãos estaduais: Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado de saúde (SES), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC), Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD), defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE), Tribunal de justiça do Amazonas (TJ-AM) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

O Centro Integrado será gerido pela SEJUSC, que também será responsável pelo monitoramento, mediante a emissão de relatórios de indicadores dos serviços, garantindo o bom funcionamento do espaço. A titular da SEJUSC, Jussara Pedroso destacou a UNIÃO das instituições para concretizar a entrega do Centro Integrado e para garantir assistência e atendimentos humanizados.

Foto: Alex Pazuello/SECOM

“O Centro Integrado foi construído por diversas mãos, com recursos do Ministério Público do trabalho, recursos do Ministério dos direitos humanos, recursos do Governo do Estado do Amazonas e com a participação da sociedade civil. Tivemos diversas mãos para que nós estejamos fazendo essa entrega. Esse é um instrumento de proteção. Aqui ela vai ser ouvida uma única vez e vai passar por todos os atendimentos, esse é um equipamento de proteção e com certeza, vai ser de grande impacto no combate às violações de direitos das nossas crianças e adolescentes”, declarou.

Segurança e justiça

A SSP-AM atuará por meio do Instituto Médico Legal (IML) e da Depca, fazendo perícias, exames e depoimentos especiais. A secretaria disponibilizará profissionais treinados e garantirá que as investigações ocorram com prioridade e em ambiente adequado.

Por sua vez, o TJ-AM realizará a capacitação de juízes e servidores sobre a Lei da Escuta Protegida, além de assegurar que o depoimento especial aconteça de forma única e sigilosa, implantando salas de depoimento especial nas comarcas. O Tribunal também garantirá a integração com outros órgãos.

Fotos: Alex Pazuello/SECOM

A promoção da integralidade e celeridade do atendimento serão proporcionados pelo MP-AM, que também garantirá avaliação das necessidades da vítima, capacitação profissional e cooperação interinstitucional.

A DPE oferecerá orientação e assistência jurídica às crianças e adolescentes, além das famílias. A Defensoria também acompanhará as investigações e atuará para garantir os direitos das crianças e adolescentes durante todo o processo.

A delegada titular da Depca, Mayara Magno, celebrou o fortalecimento da REDE de proteção a crianças e adolescentes, por meio dos serviços integrados garantidos no NOVO espaço.

Foto: Alex Pazuello/SECOM

“Hoje é um dia muito feliz para nós, como polícia Civil, mas também para toda a sociedade do Amazonas, para os órgãos de proteção. Nós temos essa felicidade porque foi uma luta de anos para que esse centro saísse, e com certeza nós poderemos proteger melhor ainda nossas crianças e adolescentes”

saúde e assistência

A SES-AM promoverá e realizará atendimentos médicos, exames laboratoriais e garantirá a devida prevenção. Além disso, também disponibilizará equipes técnicas, capacitação permanente e acionará o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para remoção, se necessário.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, ressaltou a integração dos serviços de saúde como mais uma das frentes fundamentais para a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes atendidas no Caica.

“O Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente tem a presença da SES com equipe médica de enfermagem laboratorial trabalhando junto com o Instituto Médico Legal. A saúde também se integra às demais secretarias, fazendo com que uma REDE do Governo do Estado do Amazonas possa estar de maneira potente, olhando para crianças e adolescentes, com um protocolo que abrange a integralidade da assistência”

Foto: Alex Pazuello/SECOM

O atendimento psicossocial das crianças, adolescentes e famílias será de responsabilidade da SEAS, que produzirá relatórios e participará das reuniões de acompanhamento do fluxo de atendimento.

A SEPcD terá a responsabilidade de garantir a acessibilidade, disponibilizando intérpretes e participando das reuniões de planejamento, assegurando que crianças e adolescentes com deficiência recebam atendimento adequado.

educação

A contribuição educacional ficará por conta também da SEDUC, que realizará cursos de capacitação sobre a Lei da Escuta Protegida para profissionais de educação. Também irá garantir encaminhamentos adequados, prevenindo a revitimização e atuando junto no acompanhamento psicossocial de alunos.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Cetam prorroga inscrições para os cursos EaD até 29 de outubro

Por administrador
Amazonas

Idam emitiu e renovou 5.097 Cartões do Produtor Primário, de janeiro a setembro de 2025

Por administrador
Amazonas

Projeto de Lei do Governo do Amazonas que reduz em 50% as alíquotas do IPVA é aprovado na Aleam

Por administrador
Amazonas

Exposições gratuitas marcam abertura da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca

Por administrador
Amazonas

Ciama finaliza os diálogos participativos no interior para a elaboração do Plano de Bioeconomia do Estado

Por administrador
Amazonas

Outubro Verde: FVS-RCP reforça prevenção contra sífilis com testagem no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

Exposição ‘A Rota do Guaraná’, celebra Maués com acessibilidade e homenageia o aniversário de Manaus

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 166 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por administrador
Amazonas

Amazonas inicia período de aplicação do Saeb 2025 para mais de 1,8 mil escolas

Por administrador
Amazonas

“Esse programa é muito importante nas nossas vidas”, diz mulher assistida pelo programa Dignidade Menstrual

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil solicita divulgação da imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia participação de alunos da Polícia Militar na Operação Natal 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?