Profissionais municipais de saúde participaram de inspeções e reuniões para fortalecer a notificação de agravos ocupacionais

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP
Como parte das ações de fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) concluiu nesta quinta-feira (23/10) a programação de capacitação, inspeções e reuniões em Atalaia do Norte (distante 1.136 quilômetros de Manaus).
Desde segunda-feira (20/10), a equipe técnica do centro de referência em saúde do trabalhador do Amazonas (Cerest-AM), da FVS-RCP, está no município promovendo conscientização e capacitação dos profissionais de saúde para a notificação compulsória de doenças e agravos relacionados ao trabalho. A ação é coordenada pelas técnicas Ana Cristina furtado, Socorro Soares e Thicyane Carvalho.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a programação no município visa prevenir adoecimentos e promover a saúde da população trabalhadora. “Os profissionais que atuam na REDE de assistência precisam estar aptos para identificar e notificar corretamente os casos que atendem aos critérios”, afirmou.
A fonoaudióloga do Cerest-AM, Ana Cristina furtado, reforça que o monitoramento da saúde do trabalhador é permanente. “Os treinamentos realizados no território são importantes para reforçar as medidas e enfrentar os desafios identificados localmente. Dessa forma, é possível alinhar estratégias que aproximem a vigilância da realidade concreta de cada município”, explicou.
No Território
Para o coordenador da Atenção Básica da Semsa Atalaia do Norte, Janderson Morais de Sales, fortalecer a visão setorial e integrar a saúde do trabalhador à REDE de vigilância e atenção é importante.
“Diferentemente de outras áreas, a saúde do trabalhador exige que o profissional saia do consultório, acompanhe o processo produtivo e considere dados de vigilância para acolher o trabalhador de maneira adequada”, explica.

