Alunas da REDE pública são o foco de um inovador projeto que visa a formação em Mídias Digitais e Ciência de Dados, capacitando jovens para o futuro tecnológico. O projeto Seiva.dados é uma iniciativa do Instituto de ciências Periféricas (ICP) em colaboração com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, com apoio do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef). Durante a formação, que ocorrerá do dia 3 a 6 de novembro, as alunas da 1ª e 2ª séries do ensino médio irão se imergir em um ambiente de aprendizado focado no desenvolvimento de competências essenciais para a análise de dados.
O objetivo desta formação é não apenas educar, mas também empoderar a nova geração de meninas que estão se preparando para liderar mudanças em suas comunidades. Participarão da formação estudantes das escolas Estaduais Nathália Uchôa, Jairo da Silva Rocha, Manuel Rodrigues de Souza, Ruy Alencar e Roberto dos Santos Vieira. Mais de mil alunas da REDE pública estarão integrando essa experiência transformadora, sendo capacitadas para atuar nas áreas de tecnologia e projetar soluções que atendam às necessidades locais.
A capacitação proporcionará às alunas a habilidade de desenvolver projetos midiáticos que realmente impactem suas comunidades. Segundo Rita Pereira, assessora pedagógica do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe) da Secretaria de educação, a formação é essencial para que os estudantes da REDE pública possam compreender as ferramentas de produção e análise de dados e como estas podem ser usadas para resolver problemas reais que afetam o dia a dia das comunidades.
Durante a formação, as alunas participarão de atividades práticas e teóricas, incluindo a criação de um mapeamento de problemas locais por meio da cartografia social. Essa abordagem visa conectar as ciências de dados e o saber técnico acumulado nos territórios, ajudando a mitigar problemas sociais presentes em suas localidades. O projeto Seiva.dados também busca inspirar as alunas a seguirem carreiras profissionais em áreas relacionadas à Ciência de Dados e artes Digitais.
As oficinas oferecerão uma variedade de experiências de aprendizado. Serão realizadas oficinas de ideação e criação, oficinas de produção, análise e visualização de dados, e oficinas focadas em produção midiática local. Além disso, as alunas terão a oportunidade de visitar espaços que promovem a manutenção e construção do conhecimento, como museus e parques, e irão contar com mentorias sobre aprendizagem baseada em problemas e delineamento de projetos.
Com este projeto, espera-se que as alunas da REDE pública não só adquiram novas habilidades, mas também desenvolvam um senso de protagonismo, preparando-as para enfrentar os desafios do futuro digital. O papel das mulheres na tecnologia é essencial, e iniciativas como esta são cruciais para garantir que todas tenham uma voz e representatividade adequadas nas áreas de tecnologia e ciência.
Essa formação não só pretende equipar as alunas da REDE pública com conhecimentos técnicos, mas também fomentar uma mentalidade de inovação e criatividade na resolução de problemas. Ao integrar a tecnologia ao currículo, o projeto Seiva.dados se alinha com as demandas atuais do mercado e da sociedade, promovendo uma educação que visa a inclusão e a equidade.
Dessa forma, as alunas da REDE pública estarão não apenas se preparando para o futuro, mas também contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Assuntos nesse artigo: #alunas, #redepublica, #formacao, #midiasdigitais, #cienciadedados, #tecnologia, #empoderamento, #inovacao, #educacao, #juvens, #comunidade, #protagonismo, #desenvolvimento, #projetos, #capacitação, #artesdigitais, #mapeamento, #cartografiasocial, #oficinas, #mentorias

