A iniciativa reforça o papel do estado como referência internacional de natureza, cultura e sustentabilidade

Foto: Katiana pontes/ Amazonastur
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur), apresentou durante a feira de turismo B2B World Travel Market (WTM), em Londres, a Marca Amazônia. A feira, uma das maiores neste segmento, começou no dia 4 de novembro e encerra nesta quinta-feira (06/11).
“Eu destaco o Amazonas porque o nome Amazônia inevitavelmente remete ao nosso estado. O que estamos fazendo é fortalecer a UNIÃO entre os estados da região. É claro que cada um tem suas particularidades, e o Amazonas é riquíssimo. Vamos nos apresentar com nossa floresta, nossa ecologia, nossa pesca e nossos rios. Aliás, a marca Amazônia tem tudo a ver com as águas que se movem, com os rios e com esse Amazonas”, afirmou o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre.
O lançamento oficial foi realizado no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do turismo (Embratur) e o Ministério do turismo. Com o lema “Você muda. A Amazônia muda você”, a iniciativa promove os estados amazônicos como um único destino e traduz o poder desse território que une natureza, cultura e espiritualidade.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da marca: “Você não precisa ter um estado amazônico competindo com o outro para ver para onde vai o turista. A Amazônia deve ser divulgada como um todo, e todos os estados ganham com isso, porque você promove a região e aumenta a competitividade no cenário internacional para conhecer essa floresta, esse povo, essa economia e essa cultura sensacional que estão dentro da Amazônia”, ressaltou Freixo.


O Amazonas está representado na WTM Londres com um estande em parceria com a Embratur. A comitiva da Amazonastur atende agentes de viagens, autoridades e visitantes interessados em conhecer o estado e suas belezas naturais. Para a diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Cláudia Rego, a marca reforça a identidade do estado no cenário turístico mundial: “Esse lançamento é a consolidação da promoção internacional dos sete estados da região Norte, especialmente para nós, do Amazonas”, disse.
Sobre a Marca Amazônia
A Marca Amazônia reposiciona o bioma como um destino de transformação e é resultado da cooperação entre a Embratur e o programa Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que reúne representantes dos sete estados do Norte do Brasil: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A identidade visual tem como propósito consolidar a região como um destino turístico de relevância internacional. A iniciativa valoriza e reconhece o protagonismo das comunidades tradicionais; indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros, que representam a essência da identidade amazônica.
A nova marca também introduz um conceito inédito no país: o turismo de transformação, que promove a preservação ambiental e valoriza os conhecimentos e a cultura da floresta.

