A cobertura especial da REDE CENARIUM na 30ª Conferência das Partes (COP30), em Belém, terá como pilar a análise profunda das negociações de metas climáticas e dos bastidores políticos que orbitam o maior evento climático do planeta. Em um cenário marcado por tensões em torno do financiamento climático e da determinação dos países em desenvolvimento e das nações ricas, o veículo se propõe a fazer uma fiscalização jornalística dos acordos e promessas.

O principal foco da conferência, que é debater e negociar acordos para conter o aquecimento global, reduzir emissões de gases de efeito estufa e financiar ações climáticas, esbarra em questões como a necessidade de US$ 1,3 trilhão anuais para ações climáticas, e a resistência dos países desenvolvidos em prover recursos com a agilidade e escala demandadas.
Paula Litaiff, fundadora da CENARIUM, aponta que a participação da REDE no espaço global visa “fiscalizar as políticas públicas” e garantir a “democratização da informação” sobre decisões que afetam diretamente a Amazônia. A equipe de repórteres e articulistas do veículo estará atenta a:
- Compromissos dos Grandes Emissores: Acompanhamento das novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e a pressão para que nações como China e a UNIÃO Europeia elevem a determinação de suas metas.
- justiça Climática e Financiamento: O embate sobre quem deve pagar a conta do aquecimento global, com a ênfase na cobrança de reparação climática dos países ricos e a discussão de mecanismos inovadores como a taxação global de poluidores.
- Pautas Amazônicas na Mesa: Monitoramento das propostas brasileiras, como a de zerar o desmatamento até 2030, e a apresentação de soluções locais de povos tradicionais e comunidades, que são frequentemente invisibilizadas nos grandes fóruns.

A cobertura da REDE CENARIUM será distribuída em formato multimídia (site, agência, TV Web e revista), com a produção de análises sobre os impactos futuros das decisões da COP30, inclusive por meio de participações em programas de canais parceiros, como a BT Amazônia / Amazônia no Ar. A proposta é oferecer ao leitor um olhar que vai da macroeconomia dos acordos climáticos à microeconomia das comunidades afetadas na floresta.

