Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais
Amazonas

Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais

9 de novembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

O chamamento público inicia na segunda-feira (10/11) e é voltado a produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias

Foto: Arquivo/SECOM

O Governo do Amazonas abre, na segunda-feira (10/11), o período de credenciamento no Programa de Regionalização da merenda escolar (Preme), voltado a produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias interessados em fornecer alimentos para o cardápio dos alunos das escolas estaduais de ensino em 2026. O prazo para o credenciamento ao programa, executado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), é até o dia 10 de dezembro deste ano.

“Estamos fortalecendo o setor primário e garantindo a segurança alimentar na REDE pública (de ensino). O nosso governo tem trabalhado para dar oportunidade a todas as categorias, e sabemos que a produção tem um papel importante por colocar comida na nossa mesa. O lançamento deste edital é mais uma ação que mostra esse trabalho”, afirmou Wilson Lima.

A diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, explicou que o edital 009/2025, referente ao credenciamento no programa, PODE ser consultado a partir de segunda-feira, no site do órgão (www.ads.am.gov.br). O Preme é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, destacando que para a execução deste edital, foi planejado a disponibilização de mais de R$ 35,7 milhões.

“Por meio do Preme, o Governo do Estado, além de garantir o direito à merenda escolar de qualidade, reforça a segurança alimentar dos alunos da REDE estadual de ensino e ainda gera emprego e renda garantida aos trabalhadores do setor primário do Amazonas”, declarou a diretora-presidente da ADS.

Credenciamento

Para a habilitação no chamamento público, os interessados podem enviar a documentação necessária pelo e-mail: [email protected], ou entregar de forma presencial na sede da ADS, localizada na avenida Carlos Drumond de Andrade, nº 1460, bairro Japiim, zona sul de Manaus, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As Unidades Locais (Unlocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (ldam) nos municípios do interior também irão receber a documentação dos interessados.

Fotos: Arquivo/SECOM

“Além disso, também a partir de segunda-feira, iremos realizar ações itinerantes no interior do estado para alcançar o maior número de produtores, facilitando o credenciamento ao edital do Preme”, informou.

Cardápio escolar 2026

A coordenadora do Preme, Jacqueline Azevedo, esclareceu que, para 2026, o edital contempla a aquisição de 22 produtos regionais para a merenda escolar, entre hortifrútis e proteínas. Dentre as aquisições de hortifrútis estão: abacaxi, abóbora, banana pacovã, cheiro-verde (convencional e orgânico), couve (convencional e orgânica), laranja, limão, macaxeira in natura, mamão, melancia, pimenta-de-cheiro e pimentão verde.

Com relação a proteínas, serão fornecidas carne bovina em cubos congelados, carne bovina moída, filé de peixe regional congelado, filé de pirarucu salgado seco, filé de pirarucu congelado e ovos de galinha. A merenda escolar também incluirá açaí e polpa de frutas.

Uma das novidades do edital de 2026 é a mudança na forma de fornecimento da couve folha, que será adquirida em em maços de 500 gramas. Anteriormente, os pacotes eram de um quilo. Essa alteração no edital vai impactar positivamente os agricultores uma vez que eles podem manter a mesma escala de cultivo e aumentar a sua renda.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

Por administrador
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

Por administrador
Amazonas

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

Por administrador
Amazonas

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

Por administrador
Amazonas

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

Por administrador
Amazonas

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

Por administrador
Amazonas

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?