A Câmara Municipal de Manaus (CMM) ficou lotada nesta segunda-feira (10 de novembro) durante a audiência pública promovida pelo vereador Rodrigo Sá (Progressistas) autor do Projeto de Lei nº 713/2025, que trata da regulamentação dos motos aplicativos na capital amazonense.
O evento, marcado pela forte presença dos trabalhadores sobre duas rodas, reuniu dezenas de motociclistas que compareceram para acompanhar o debate e manifestar apoio à aprovação do projeto, considerado um avanço na busca por mais segurança jurídica, valorização e reconhecimento da categoria.
Durante a audiência, Rodrigo Sá destacou que o PL nº 713/2025, é resultado do diálogo com os profissionais, construído a partir das demandas apresentadas por quem vive diariamente os desafios do trânsito de Manaus.
“Este projeto nasceu da escuta. Foi construído com vocês, que enfrentam sol, chuva e riscos todos os dias. Essa regulamentação é uma forma de garantir direitos e segurança para essa categoria”, ressaltou Rodrigo Sá.
Além de trabalhadores, a audiência contou com a presença de outros vereadores, autoridades do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), Cetram, defensoria pública e OAB-AM que contribuíram com propostas e observações sobre a aplicabilidade da lei.
Os participantes reforçaram que a aprovação do PL representará um marco para a categoria, promovendo melhor organização do setor, reconhecimento profissional e melhorias nas condições de trabalho.
O representante da categoria, Antônio da Costa, ressaltou a importância da proposta e destacou que o projeto representa um marco para os profissionais que atuam por meio de aplicativos.
“Essa lei é fundamental para nós, trabalhadores sobre duas rodas. Ela traz dignidade, segurança e reconhecimento para uma categoria que é essencial ao funcionamento da cidade. Esperamos que todos os parlamentares apoiem essa iniciativa, que não beneficia apenas nós, mas toda a sociedade”, afirmou.
O vereador Rodrigo Sá reafirmou seu compromisso com a categoria e disse que continuará dialogando para garantir que o projeto avance. Para ele, a audiência representa um passo importante para que os profissionais sobre duas rodas sejam vistos e respeitados. O parlamentar destacou ainda que o PL nº 713/2025, é um instrumento de valorização para quem trabalha com dignidade e exerce um papel essencial para o funcionamento de Manaus.
Texto: Vandreza Costa (assessoria de imprensa do parlamentar)

