Adolescentes de 15 a 19 anos não imunizados contra o papilomavírus humano (HPV) podem receber a vacina em dose única, até o final de dezembro, nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, gratuitamente, por meio do Sistema Único de saúde (SUS). O imunizante, disponível em mais de 170 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), é ofertado regularmente para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade, dentro do Calendário Nacional de Vacinação.
A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, relata que a vacinação contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos é uma estratégia do Ministério da saúde para resgate dos jovens que deixaram de receber a vacina na idade indicada. Segundo ela, o objetivo é fortalecer a prevenção de doenças causadas pelo vírus, associado a verrugas genitais e tumores malignos, como o câncer do colo do útero, pênis e boca.
“Apesar de a recomendação de vacinação contra o HPV existir desde 2014 no Brasil, muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada. Com isso, houve o acúmulo de não vacinados ao longo dos anos”, observa a gerente.
Conforme Isabel, a vacinação do público adolescente contra o HPV vem sendo conduzida em Manaus desde o primeiro semestre do ano, como parte da ação para ampliar as coberturas vacinais entre crianças e jovens. “Estamos trabalhando essa estratégia desde abril, promovendo vacinação em escolas, busca ativa nos territórios, além de oferta de vacina em vazios assistenciais”, pontua.
Em Manaus, a população de 15 a 19 anos de idade não vacinada contra o HPV é estimada em 52.938 jovens, sendo 46.043 homens e 6.895 mulheres, conforme estimativa do Ministério da saúde. Por outro lado, aponta Isabel, a cobertura vacinal no município alcança 106,5%, entre meninas de 9 a 14 anos, e 96,53%, entre meninos na mesma faixa etária, acima da meta de 90% recomendada pelo órgão de saúde.
A imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos contra o HPV é feita em dose única, desde 2024, em substituição ao modelo anterior de duas doses.
O imunizante também é ofertado no SUS a pessoas com HIV, usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), vítimas de violência sexual e pacientes oncológicos e transplantados, com até 45 anos de idade, em esquema vacinal de três doses.
Infecção
O HPV é um grupo de vírus da família Papillomaviridae, capaz de afetar a pele e as mucosas. Existem mais de 200 tipos do vírus, sendo alguns considerados inofensivos, responsáveis por verrugas comuns nas mãos e pés, e outros são associados a verrugas genitais e condições mais graves, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A transmissão do HPV ocorre principalmente mediante contato sexual. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus, ao lado do uso de preservativos, que contribuem para reduzir o risco de contágio durante a atividade sexual.
— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
