O governador Wilson Lima inaugurou nesta terça-feira (18/11) a nova sala de Telessaúde instalada na unidade básica de saúde (UBS) José Machado dos Santos, em Nova Olinda do Norte, a 135 quilômetros de Manaus. O espaço passa a oferecer teleconsulta e telediagnóstico, com sistema de videoconferência, internet de alta velocidade, prontuário eletrônico integrado e suporte técnico remoto.
Ampliação do serviço e equipamentos
Com a implantação, o Amazonas chega a 104 salas de Telessaúde ativas, distribuídas em 41 municípios. A unidade conta com equipamentos para a realização de exames como Holter, MAPA e eletrocardiograma (ECG), este já disponível aos usuários. Conforme a secretaria, a estrutura reduz a necessidade de deslocamentos para Manaus e amplia a resolutividade da atenção primária no Baixo Amazonas.
Especialidades e acesso pelo aplicativo
O programa saúde AM Digital está disponível em todo o estado e oferece teleconsulta em 17 especialidades médicas e multiprofissionais, entre elas cardiologia, ortopedia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, ginecologia, pediatria, psicologia (adulto e infantil), geriatria, nutrição, alergologia e gastroenterologia. Os atendimentos podem ocorrer na sala de Telessaúde ou de casa, pelo aplicativo saúde AM Digital, que reúne histórico médico, exames, prescrições e suporte via assistente virtual.
Depoimentos
De acordo com o governador Wilson Lima: “Ainda há pouco tive ali com um senhor que está tendo atendimento com cardiologista. E aí tem dermatologista, ginecologista, ortopedista, especialidades que antes os pacientes que moram aqui teriam que ir até a capital. Agora eles têm esse atendimento aqui. E o detalhe: todo o histórico médico do paciente vai estar no aplicativo e ele PODE receber o atendimento lá da casa dele. Se ele tiver dificuldade de mexer no celular ou no aplicativo, ele vem aqui na sala de Telessaúde”.
Uma das primeiras pacientes atendidas foi Elaine Labota, 29 anos, que realizou teleconsulta em pediatria após o diagnóstico de tuberculose do filho. Ela afirmou: “Eu gostei, porque as condições financeiras para ir até Manaus fazer exame não são boas. Quando eu descobri que meu filho estava com essa doença, eu fiquei desesperada. A médica disse que ele precisava passar com especialista e eu não sabia se teria que ir até Manaus. Para mim, foi a melhor coisa que aconteceu”.
Distribuição de insumos
Durante a agenda, o governador também entregou 61 caixas de hipoclorito de sódio, totalizando 3.050 frascos, distribuídos pela Fundação de Vigilância em saúde (FVS-RCP). O material visa fortalecer as ações de enfrentamento à estiagem e garantir o tratamento adequado da água, contribuindo para a prevenção de doenças de veiculação hídrica.
A inauguração integra ações do programa saúde AM Digital e reforça a REDE de atenção primária no interior do estado.
Assuntos nesse artigo:
#telessaude, #novaolindadonorte, #amazonas, #wilsonlima, #ubs, #josemachadodosantos, #teleconsulta, #telediagnostico, #holter, #mapa, #ecg, #saudeamdigital, #aplicativo, #prontuarioeletronico, #baixodoamazonas, #hipocloritodesodio, #fvsrcp, #tuberculose, #pediatria, #saudepublica

