O Conselho Superior da Fapeam aprovou uma série de pautas estratégicas para o avanço de ações de pesquisa e inovação na manhã desta sexta-feira (28/11), na sede da Fundação, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul, em Manaus. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2025 foram debatidos e deliberados temas como a homologação da lista tríplice para escolha do Diretor Técnico-Científico, a Retificação da Resolução nº 001/2025 e a proposta de inclusão de novos valores em dólar para a modalidade de bolsa Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação no Exterior (DCTIEX).
Pautas aprovadas e relatórios
Foram apreciadas a prestação de contas técnica e financeira final, conforme as diretrizes do NOVO Marco Legal, e o andamento do Projeto InovaGestão – Avaliação Estratégica de Acordos e Termos de Cooperação Técnica II. A inclusão de novos valores em dólar para a bolsa DCTIEX foi destacada como medida para ampliar o apoio a pesquisadores em formação internacional.
A reunião também validou a homologação da lista tríplice que segue para a escolha do Diretor Técnico-Científico da Fundação. Houve ainda a proposta de retificação da Resolução nº 001/2025, submetida à deliberação do colegiado.
Declarações da reunião
Segundo o presidente do Conselho Superior da Fapeam e titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, “Ao retornar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), onde ela propagou as boas coisas que realizou e nos encheu de orgulho saber que a ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com o apoio da Fapeam, têm avançado nos últimos anos”.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, afirmou que os resultados são fruto do esforço coletivo da equipe e avaliou o encontro de forma positiva, com “ótimas perspectivas para o ano de 2026”. “Hoje os processos foram apreciados e aprovados. Vários conselheiros manifestaram-se sobre esse ano de trabalho da Fapeam, sempre de uma forma muito respeitosa, reconhecendo o trabalho que é feito, apontando os desafios e parabenizando a equipe da Fundação como um todo”, reiterou Márcia Perales.
Presenças
A reunião foi conduzida por Serafim Corrêa e contou com a presença dos membros do Conselho Superior: Vânia Maria Thaumaturgo Siqueira Capela, da Associação Polo Digital de Manaus (APDM); Gisélle Vilela Lins Maranhão, da UniNilton Lins (participação virtual); Léo Fernando Castelhano Bruno, do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA); Sérgio Duvoisin Júnior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Marcus Vinitius de Farias Guerra, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Everton Rabelo Cordeiro, da Embrapa Amazônia Ocidental; e Beatriz Ronchi Telles, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
Atribuições do Conselho Superior
Entre as atribuições do Conselho Superior da Fapeam estão aprovar o Regimento Interno e respectivas alterações; definir a política geral da Fundação, tendo em vista seus objetivos; deliberar sobre o plano de ação e o orçamento anual da Fundação, assim como sobre eventuais modificações desses instrumentos, entre outras responsabilidades.
Assuntos nesse artigo:
#fapeam, #conselhosuperior, #Manaus, #flores, #dctiex, #bolsasnoexterior, #listatriplice, #resolucao0012025, #inovagestao, #novomarcolegal, #serafimcorrea, #marciaperales, #cop30, #pesquisa, #inovacao, #cti, #prestacaodecontas, #sedecti, #uea, #INPA

