O Barco Hospital São João XXIII chega a Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus) a partir de 05/12 e ficará ancorado na comunidade São Jorge do Rio Manacapuru até o dia 10 de dezembro para oferecer atendimento médico e odontológico, além de exames e cirurgias.
Atendimento e serviços
A ação, realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, disponibilizará consultas em oftalmologia, geriatria, clínica geral, cirurgia geral, anestesista, radiologista, ortopedista, ginecologista, pediatra, infectologista e cardiologista, além de atendimento odontológico.
A população terá acesso a exames laboratoriais, Raio-X, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, vacinação e dispensação de medicamentos. Conforme avaliação médica, também serão realizadas cirurgias como hérnia, vesícula, postectomia, laqueadura, vasectomia e pterígio.
Os exames são direcionados a pacientes adultos que já passaram por atendimento e possuem encaminhamento emitido pelo Complexo Regulador do Amazonas. Durante as consultas a bordo também é possível obter o encaminhamento necessário. Para a realização da mamografia, mulheres a partir de 40 anos estão dispensadas do encaminhamento. Usuários devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de saúde (SUS).
Declarações das autoridades
A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, afirmou que a ação reforça o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar o acesso da população ribeirinha aos serviços especializados, com soluções que dialogam com a necessidade regional: “O Barco Hospital cumpre um papel estratégico ao levar atendimento integral, do exame à consulta e até cirurgia, às comunidades ribeirinhas e indígenas. Com isso, o Governo do Amazonas promove o acesso ao atendimento especializado e de média complexidade para quem está longe dos grandes centros”, destacou.
O coordenador do Barco Hospital São João XXIII, Frei Matias, destacou a importância da parceria e o impacto direto na vida das comunidades atendidas: “Cada expedição representa uma oportunidade de cuidar de quem mais precisa. A UNIÃO entre governo e instituições parceiras torna possível levar assistência especializada a regiões onde o acesso é mais difícil. Ver o agradecimento das famílias e acompanhar a melhoria da saúde local reforça a missão deste trabalho”, afirmou.
Balanço das expedições
Desde o início dos atendimentos, em dezembro de 2024, o Barco Hospital São João XXIII já realizou cerca de 150 mil atendimentos. Na última expedição, no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), entre os dias 23 e 26 de novembro, foram registrados 8.559 procedimentos, incluindo 1.132 consultas médicas e 167 odontológicas; 1.787 procedimentos odontológicos; 2.932 exames laboratoriais; 59 eletrocardiogramas; 177 mamografias; 274 exames de raio-X; 375 ultrassonografias; além de 3 cirurgias de baixa complexidade, 57 de média complexidade e 56 cirurgias oftalmológicas.
Ao todo, 57 pacientes passaram por internação naquela expedição, que também garantiu a entrega de 860 kits de medicamentos com orientação e assistência farmacêutica.
As ações itinerantes já percorreram 19 municípios, levando assistência médica, odontológica, de enfermagem e exames especializados a locais de difícil acesso, e contribuindo para o fortalecimento da saúde pública no interior do estado. Os municípios atendidos foram: Iranduba, Manaquiri, NOVO Airão, Manacapuru, Anori, Codajás, Caapiranga, Itacoatiara (duas vezes), Urucará, Urucurituba (duas vezes), Anamã, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Beruri (duas vezes), Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Silves.
Estrutura e parcerias
A embarcação, reconhecida pelo Ministério da saúde como modelo de serviço inovador para regiões remotas da Amazônia, dispõe de estrutura hospitalar completa e PODE realizar cirurgias de pequena e média complexidade. O Barco Hospital conta com consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos, ampliando o acesso da população ribeirinha a serviços essenciais.
A unidade fluvial foi construída pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com apoio do Ministério Público do trabalho da 11ª Região (MPT-AM), do Tribunal Regional do trabalho (TRT-11), do Superior Tribunal de justiça (STJ) e de demais instituições parceiras.
Assuntos nesse artigo:
#barcohospitalsaojoaoxxiii, #Caapiranga, #saojorgedoruimanacapuru, #sesam, #associacaofraternidade, #servicosmedicos, #odontologia, #exames, #cirurgias, #mamografia, #vacinacao, #raiox, #ultrassonografia, #eletrocardiograma, #complexoregulator, #atendimento, #ribeirinhos, #amazonia, #Beruri, #ministeriodasaude

