O Programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel), realizou em 2025 mais de 130 mil atendimentos em Manaus. A iniciativa ampliou o número de pacientes e diversificou serviços, oferecendo fisioterapia, avaliação corporal e atividades físicas em unidades como Vila Olímpica, policlínicas, CECFs e quadras esportivas da capital.
Atendimentos e serviços
Segundo dados da Sedel, em 2025 foram contabilizados mais de 5 mil avaliações, 69 mil atendimentos de fisioterapia e cerca de 57 mil participações em atividades físicas. Em outro registro da iniciativa aparecem também mais de 69 mil sessões de fisioterapia e 56 mil atendimentos em atividades físicas distribuídos pelos núcleos, além de milhares de altas fisioterapêuticas e funcionais que devolveram autonomia e mobilidade a usuários.
As ações incluem sessões de hidroterapia, aulas de pilates e atividades em espaços coletivos, com atendimento presencial nas unidades descritas pela Sedel.
Ações em escolas e reconhecimento
O programa avançou para o ambiente escolar com a campanha “RespirAR na escola – Orientação Postural“, em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC). Foram realizadas palestras e atividades nas seguintes instituições: escola Estadual Vicente Schettini, escola Estadual professora Eunice Serrano Telles de Souza e escola Estadual de Tempo Integral Gilberto Mestrinho.
O crescimento da iniciativa rendeu reconhecimento nacional e internacional: o RespirAR foi indicado ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA). Atualmente o programa possui 16 núcleos distribuídos por várias zonas de Manaus.
Núcleos do RespirAR
– Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro)
– CECI Aparecida (Aparecida)
– CECF Magdalena Arce Daou (Santo Antônio)
– CECF Padre Pedro Vignola (Cidade Nova)
– CECF Teonízia Lobo (Mutirão)
– Espaço de Convivência Marcos Aurélio do Nascimento (Aparecida)
– complexo esportivo do Monte Sião (Jorge Teixeira)
– CAIMI Ada Viana (Compensa)
– CAIMI André Araújo (Nova Cidade)
– Policlínica João Braga (Nova Cidade)
– Policlínica Codajás (Cachoeirinha)
– Policlínica Antônio Aleixo (Colônia Antônio Aleixo)
– Estádio Ismael Benigno (São Raimundo)
– Estádio Oswaldo Frota (Nova Cidade)
– Estádio Carlos Zamith (Coroado)
– Quadra Poliesportiva Raimundo Caubi Branco (São Jorge)
“O RespirAR tem cumprido seu propósito com responsabilidade e resultado. O programa oferece condição de vida melhor, autonomia e prevenção. O atendimento chega onde a população está, com estrutura técnica e sensibilidade humana, e é essa continuidade que queremos fortalecer em 2026”, afirmou o secretário da Sedel, Diego Américo.
Assuntos nesse artigo:
#respirar, #sedel, #Manaus, #fisioterapia, #atividadesfisicas, #avaliacoes, #vilaolimpica, #policlinicas, #cecf, #SEDUC, #escolas, #unpsa, #nucleos, #reabilitacao, #bemestar, #autonomia, #qualidadedevida, #hidroterapia, #pilates, #respirarnaescola

