A reunião dá continuidade às manifestações técnicas e institucionais da Sedecti em defesa do setor


Em agenda na capital federal, na terça-feira (20/01), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), reuniu-se com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para agradecer a solução adotada para o impasse relacionado ao Processo Produtivo Básico (PPB) dos compressores, que ameaçava a competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus.
A reunião dá continuidade às manifestações técnicas e institucionais da Sedecti em defesa do setor, realizadas ao longo das 319ª, 320ª e 321ª reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Nessas ocasiões, o estado alertou para as dificuldades no cumprimento do PPB, diante da limitação da produção nacional de compressores, item essencial para as fabricantes instaladas na Zona Franca de Manaus.
Durante o encontro no MDIC, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou que a visita teve como objetivo reconhecer a solução construída para o problema, evitando impactos fiscais e produtivos ao setor. “A solução encontrada evita que as empresas tenham que pagar impostos, o que seria um efeito desastroso para o polo industrial”, afirmou.
Como encaminhamento estrutural para evitar novos impasses, foi abordado, durante a reunião, que a solução passa pela atração de uma nova fábrica de compressores para Manaus, podendo ser de origem chinesa, japonesa, coreana ou de outro país, de forma a ampliar a oferta do componente no mercado nacional.
O tema ganhou ainda mais relevância diante do crescimento do Polo de Ar-Condicionado. Em 2025, a produção passou de 5,9 milhões para 6,3 milhões de aparelhos, impulsionada pela aprovação de projetos industriais tanto no CAS, como no Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam).
O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, ressaltou a atuação técnica da Sedecti e reafirmou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus e da região Norte.
“Discutimos o polo da Zona Franca, os PPBs, a geração de empregos e a atração de investimentos para Manaus. O Governo do presidente Lula está comprometido com o desenvolvimento da região Norte, e a Zona Franca é fundamental nesse processo”, ressaltou.

