A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), implantou, nesta quinta-feira, 22/1, um NOVO conjunto semafórico em frente à escola municipal Heleno Nogueira dos Santos, localizada na avenida Arquiteto José Henriques, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus.
A ação tem como objetivo aumentar a segurança viária e organizar a travessia de pedestres, especialmente de alunos, pais e servidores da unidade escolar, em um trecho de intenso fluxo de veículos. Durante a intervenção, o IMMU também realizou adequações na via, como ajustes no canteiro central e melhorias de acessibilidade.
Segundo o presidente interino do IMMU, Leda Júnior, a implantação seguiu critérios técnicos e atende à necessidade de proteção da comunidade escolar. “A instalação do semáforo é resultado de estudos técnicos da nossa equipe de engenharia e tem como foco principal garantir mais segurança na travessia de pedestres, especialmente em áreas escolares, além de organizar melhor o fluxo de veículos”, afirmou.
O equipamento implantado nos dois sentidos da via é um semáforo com acionamento por botoeira para pedestres, que tem duração de 20 segundos, tempo suficiente para realização de travessia com segurança.
A medida integra o conjunto de ações de engenharia de tráfego voltado à redução de conflitos entre veículos e pedestres, reforçando a segurança viária e o ordenamento do trânsito no trecho.
#paratodosverem – Pedestres atravessando na faixa De acordo com o diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, o NOVO equipamento atende a um pleito antigo da comunidade escolar e foi definido com base em critérios técnicos rigorosos.
“Essa é uma via com três faixas de circulação por sentido, separadas por canteiro central, com fluxo intenso de veículos. No horário de pico, passam cerca de 4.500 veículos por sentido, o que dificultava muito a travessia dos alunos. Além disso, havia um retorno em frente à escola, aumentando os conflitos e os riscos. O projeto semafórico veio justamente para organizar esse fluxo e garantir a segurança dos estudantes”, explicou.
Moradora da região e pedestre que utiliza diariamente o trecho, Sueli Fernandes comemorou a implantação do NOVO semáforo.
“É uma conquista muito esperada por todos nós. Os estudantes, professores, pais e moradores, lutavam há muito tempo por essa sinalização, e agora temos mais segurança e tranquilidade no dia a dia. Para nós, é algo realmente muito importante”, destacou.
O diretor informou ainda que o semáforo conta com cronômetro regressivo, recurso que amplia a percepção do pedestre durante a travessia.
“As aulas retornam no dia 8 de fevereiro e, além da ativação do semáforo, o IMMU estará no local com ações educativas para orientar alunos, professores e a comunidade. É um equipamento moderno, pensado para salvar vidas e tornar a travessia mais segura”, afirmou Guedes.
—– —– —– Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Valdo Leão / SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCHhrG

