Serviços do programa saúde AM Digital e investimentos nas unidades de saúde elevaram o padrão da assistência no estado


Os investimentos do Governo do Amazonas em novas tecnologias e em transformações nas unidades de saúde estão ampliando e otimizando os atendimentos à população em todo o estado. Essas inovações, avanços na infraestrutura, nos processos de gestão e nos modelos de atendimento, foram apresentados pelo governador Wilson Lima, na segunda-feira (26/01), na “Expo saúde Amazonas: Tecnologia, Gestão e Resultados”.
“O que estamos trabalhando com o cidadão é a questão da telemedicina. Isso é fundamental porque ele não vai enfrentar tanta dificuldade com relação ao tempo de atendimento. Com a nossa Telessaúde, ele não espera mais de 20 dias para ter uma consulta especializada marcada. O que acontece no Amazonas, hoje, é um ordenamento da saúde”, destacou o governador Wilson Lima.

Foto: Alex Pazuello e Mauro Neto/SECOM
Em fevereiro de 2025, o Governo do Amazonas implantou o programa saúde AM Digital, um pacote de ações tecnológicas para facilitar a vida de quem precisa de atendimento ambulatorial, abrindo um canal direto de comunicação da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) com o usuário. Parte do programa, o serviço de Telessaúde possibilita o atendimento on-line, reduzindo o tempo de espera no atendimento em pelo menos 17 especialidades.
Desde novembro do ano passado, o saúde AM Digital também oferece atendimento 24 horas por dia com clínico geral pelo celular. O serviço, inédito no Brasil, permite que qualquer pessoa receba orientação imediata para casos de urgência básica, sem deslocamento para UPAs, SPAs ou prontos-socorros, ampliando o acesso e reduzindo o tempo de espera na REDE presencial.
As novas formas de atendimento virtual lançadas pelo governador Wilson Lima facilitam o acesso da população a serviços essenciais, encurtam distâncias e ampliam os atendimentos, proporcionando melhorias significativas, tanto para os usuários da REDE de saúde do estado quanto para os profissionais da área.
“A tecnologia que o estado do Amazonas vem trabalhando é extremamente importante para a qualidade assistencial, redução do tempo de espera. O Governo do Estado vem investindo em transformar estruturas físicas, garantindo um ambiente de cuidado humanizado, além da qualificação das pessoas. A infraestrutura das unidades traz modernidade e tecnologia associadas ao cuidado que o usuário merece no seu tratamento em saúde”, destacou a secretária de Estado de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud.

Foto: Alex Pazuello e Mauro Neto/SECOM
Durante a Expo saúde Amazonas, o governador Wilson Lima também lançou o portal saúde AM em Tempo Real, que mostra, em tempo real, o movimento nas unidades de saúde da capital, indicadores como atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito e um “mapa de calor” com a intensidade da demanda nos serviços de pronto atendimento de Manaus. A ferramenta assume papel importante para orientar os pacientes a que unidade de saúde se deslocar, caso for preciso.
Avanços em infraestrutura
Nos últimos anos, o Hospital Delphina Aziz recebeu ampliação de leitos em mais de 900%, chegando a 353 em 2025, além de novos equipamentos, possibilitando a realização de 140 tipos de exames e otimizando o tempo para análises pré e pós-cirúrgicas. A unidade também passou a realizar procedimentos inéditos, como transplantes de rim, fígado e implantes cocleares.
O Complexo Hospitalar Sul passou por uma reorganização do fluxo de atendimento, no Hospital e pronto-socorro 28 de Agosto e no Instituto da Mulher Dona Lindu, além da reconstrução do 4º e 5º andar da unidade, com mais de 160 leitos, distribuídos em 24 enfermarias e três áreas de isolamento.


A modernização da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade referência em cardiologia no Norte do país, também esteve no pacote de obras do Governo do Amazonas. A primeira etapa incluiu o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia 2 e o laboratório de análises clínicas, todos completamente revitalizados, ampliados e adaptados para um atendimento especializado.
“Esses avanços nos deram a oportunidade de qualificar e melhorar a assistência ao paciente, reduzindo tempo de permanência dentro do hospital. A modernização dos equipamentos, instalações e novas tecnologias nos trazem uma ampliação do prontuário do paciente”, pontuou a diretora do Francisca Mendes, Roberta Nascimento.

Foto: Alex Pazuello e Mauro Neto/SECOM
O Governo do Amazonas também concluiu a reforma de 11 Centros de Atendimentos Integrados à Criança (Caics) e inaugurou unidades reformadas especialmente para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um serviço inédito na REDE pública de saúde do estado.
Também inaugurado pelo governador Wilson Lima, o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) é pioneiro no Brasil por disponibilizar, de forma integralizada e específica, a cirurgia de conização, um procedimento que retira lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer e o risco de óbito.
Novos modelos de gestão e atendimento
A saúde do Amazonas também inovou na gestão e permitiu que a REDE de urgência e emergência se tornasse mais eficiente e produtiva. Os três maiores prontos-socorros da capital passaram a ser geridos por Organização Social de saúde (OSS) e a integrar grandes complexos hospitalares.
Os resultados são visíveis na otimização dos processos nessas unidades, na redução de custos e maior eficiência. O serviço também melhorou no pronto-atendimento dessas unidades com outra novidade que é o Fast Track. O HPS Platão Araújo, o HPS 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL) passaram a adotar esse sistema, otimizando o tempo dos profissionais e dos pacientes que precisam de atendimento de baixa complexidade, tendo um tempo médio de conclusão dos atendimentos em cerca de duas horas.


Outra importante tecnologia lançada recentemente pelo governador Wilson Lima e apresentada na Expo saúde Amazonas é o NOVO modelo de atendimento digital no Hospital e pronto-socorro (HPS) 28 de Agosto, no Complexo Hospitalar Sul. O NOVO modelo possibilita que as equipes de saúde registrem informações, confiram medicações e acompanhem o tratamento em tempo real, sem precisar se deslocar para outros setores do hospital.
O sistema substitui o uso de papel e pranchetas por equipamentos eletrônicos utilizados pelas equipes de enfermagem no próprio leito. Com isso, os dados do paciente são atualizados de forma imediata no prontuário eletrônico, reduzindo falhas, atrasos e riscos de erro durante o atendimento.

