Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Desenvolvimento: Governo do Amazonas reforça protagonismo do setor rural durante conferência estadual
Amazonas

Desenvolvimento: Governo do Amazonas reforça protagonismo do setor rural durante conferência estadual

29 de janeiro de 2026
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Após a 3ª CNDRSS, o próximo passo é o evento nacional, em março, com o Amazonas representado por 30 delegados em Brasília

Fotos: Isaac Maia / SEPROR

O compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento do setor rural amazonense foi reafirmado, na terça-feira (28/01), durante a realização da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, promovida pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CEDRS) da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O evento reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, consolidando um espaço democrático de diálogo e construção coletiva de políticas públicas para o campo.

A conferência estadual integra o processo preparatório para a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS) e resultou na definição de um caderno com 30 propostas prioritárias, além da eleição de 30 delegados, que representarão o Amazonas na etapa nacional, em Brasília, no próximo mês de março.

Durante o encontro, o secretário de Estado da produção rural, Daniel Borges, destacou que o Governo do Amazonas tem tratado o setor primário como eixo estratégico do desenvolvimento estadual, com políticas públicas que valorizam a agricultura familiar, a produção sustentável e a inclusão social no campo.

Foto: Isaac Maia / SEPROR

“O Governo do Amazonas entende que o desenvolvimento rural precisa estar alinhado à sustentabilidade, à justiça social e à valorização de quem vive e produz no campo, nas águas e nas florestas. Essa conferência mostra que estamos construindo políticas públicas com ampla participação social e respeito às especificidades amazônicas”, afirmou Daniel Borges.

O secretário também ressaltou que o diálogo com os movimentos sociais e com os agricultores familiares fortalece a efetividade das ações governamentais, e amplia o alcance das políticas públicas no interior do estado.

Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário no Amazonas (MDA-AM), Marcos Brito enfatizou a importância da articulação entre os governos federal e estadual para garantir que as propostas construídas no Amazonas sejam incorporadas às políticas nacionais de desenvolvimento rural.

“A conferência é um espaço fundamental para assegurar que as demandas da agricultura familiar, dos povos tradicionais e das comunidades rurais amazônicas cheguem à etapa nacional. O Amazonas tem papel estratégico nesse debate, especialmente diante dos desafios climáticos e ambientais”, destacou Marcos Brito.

Fotos: Isaac Maia / SEPROR

Eixos temáticos

A 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário debateu cinco eixos temáticos, que também orientarão a etapa nacional da CNDRSS: 1) O papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas, com foco na adaptação, mitigação e resiliência dos sistemas produtivos; 2) Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e fortalecimento da agricultura familiar, promovendo produção sustentável e segurança alimentar; 3) reforma agrária, promoção e proteção do direito à terra, à água e ao território, assegurando justiça social e segurança jurídica no campo; 4) Cidadania e bem viver no campo, nas águas e nas florestas, com atenção à qualidade de vida, direitos sociais e inclusão; 5) Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, fortalecendo o controle social e a democracia participativa.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Caic TEA Gilson Moreira: Semana ‘Divertidamente’ transforma terapias em experiências emocionais

Por administrador
Amazonas

Teia Amazonas avança na construção da rede estadual de Pontos de Cultura

Por administrador
Amazonas

Fapeam divulga resultado final do Programa Tecnova III

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende meia tonelada de cocaína em área de mata no município de Maués

Por administrador
Amazonas

Fórum Estadual reúne Pontos de Cultura para discutir gestão e sustentabilidade na 1ª Teia Amazonas

Por administrador
Amazonas

Modelo de inovação, sala Multisense dos Caics TEA foi destaque na Expo Saúde

Por administrador
Amazonas

Chuvas intensas elevam risco de leptospirose no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Conselho Gestor do Mosaico do Baixo Madeira é instituído para ampliar a gestão integrada do território

Por administrador
Amazonas

Marco histórico: Governo do Amazonas estabelece diretrizes para a Habitação de Interesse Social Sustentável

Por administrador
Amazonas

Evento gratuito reúne artistas e celebra universo dos quadrinhos na Biblioteca Pública do Amazonas

Por administrador
Amazonas

IML busca pelos familiares de José Almir da Silva Moraes

Por administrador
Amazonas

Mosca-da-carambola: Adaf percorre feiras e propriedades para alertar a população sobre proibição de transporte de frutos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?