Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Dia Mundial de Combate ao Câncer: SES-AM destaca estratégias para prevenção e diagnóstico dos tipos mais incidentes da doença entre as mulheres
Amazonas

Dia Mundial de Combate ao Câncer: SES-AM destaca estratégias para prevenção e diagnóstico dos tipos mais incidentes da doença entre as mulheres

4 de fevereiro de 2026
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

A implantação do Cepcolu, introdução de teste de DNA no rastreio e iniciativas com o uso da Telessaúde ajudam no combate ao câncer de colo e de mama

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, nesta quarta-feira (04/02), a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, os dois tipos mais incidentes entre as mulheres no Amazonas. Entre os avanços, nessa área, estão a implantação recente do Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu).

A iniciativa se complementa à introdução na REDE pública de novidades como o teste de biologia molecular de DNA-HPV, um substituto mais eficiente do Papa Nicolau para a detecção do Papiloma Vírus Humano (HPV), responsável por mais de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Somam-se outras iniciativas adotadas junto com o Ministério da saúde e parceiros como a Organização Pan-Americana da saúde (OPAS), o Hospital Sírio Libanês e A.C. Camargo, para ampliar acesso e reduzir o tempo de espera no diagnóstico.

Anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o Cepcolu é a primeira unidade do Brasil dedicada exclusivamente à realização de conizações, procedimento cirúrgico ginecológico para o tratamento de lesões pré-malignas. A unidade funciona como hospital-dia e tem capacidade para realizar até 3 mil conizações por ano, dobrando a capacidade em relação à quantidade que antes era realizada pela FCecon.

O Amazonas também avança em uma empreitada nacional, junto com a OPAS e o MS, que é a substituição do exame Papanicolau pelo teste de biologia molecular de DNA-HPV, método mais sensível e eficaz na detecção do vírus HPV. O NOVO exame permite identificar o risco do câncer com até dez anos de antecedência e tem intervalo recomendado de cinco anos, conforme protocolo clínico, ampliando a efetividade do rastreamento. Nove municípios já passaram pela formação, que segue até abril, no estado.

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM

Nas áreas indígenas, o teste DN-HPV já começou a ser aplicado em fase de teste. O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), tornou-se o primeiro do Brasil a implantar o rastreio do HPV por teste de DNA. Associada à telecolposcopia, a iniciativa permite o diagnóstico precoce e o acompanhamento especializado nos territórios indígenas do Alto Solimões, evitando assim, que lesões pré-malignas avancem para o estágio de câncer.

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, as iniciativas têm como foco principal o câncer de colo do útero e o câncer de mama, neoplasias de alta incidência entre as mulheres amazonenses, e são desenvolvidas de forma integrada com o Governo Federal e os municípios. “O enfrentamento ao câncer exige um trabalho articulado entre UNIÃO, estado e municípios, no sentido de ampliarmos o acesso ao diagnóstico rápido e oportuno e na prevenção. Temos a vacina do HPV, estamos avançando no rastreio e no tratamento das lesões pré-malignas e temos a tecnologia para ser usada a nosso favor junto com parceiros importantes”, pontuou.

Ampliação do rastreio

A SES-AM também ampliou o Serviço de Rastreio do Câncer do Colo do Útero (SRC) para as regiões de saúde, com serviços nos municípios polos de colposcopia e conização, além de fortalecer a coleta de materiais para biópsia e exames complementares.

Nesse contexto, o Barco Hospital São João XXIII, fruto de parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, também desempenha papel estratégico ao levar conizações, coleta de biópsias e exames de mamografia a comunidades ribeirinhas e de difícil acesso.

O Estado também reforça, de forma contínua, a vacinação contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos, considerada uma das principais estratégias de prevenção primária do câncer de colo do útero. O Amazonas foi pioneiro na implantação da vacina, antes mesmo de sua inclusão no calendário nacional.

Tecnologia a favor

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM

Outra iniciativa em curso é a adesão ao Proad – Super Centro Brasil de Diagnóstico, em parceria com o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da saúde, o A.C. Camargo Câncer Center e o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Com a iniciativa, as análises anatomopatológicas do material coletado por biopsias realizadas na FCecon e no Barco Hospital São João XXIII serão avaliadas pelo A.C. Camargo Cancer Center, com emissão de laudos em até cinco dias em todo o estado. A iniciativa vai usar telelaudo para reduz significativamente o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, garantindo maior agilidade e precisão diagnóstica no cuidado aos pacientes.

Além disso, o programa saúde AM Digital garante consulta médica com ginecologista por Telessaúde e também o telelaudo. Com isso, os exames de mamografia realizados localmente passaram a ser avaliados de forma remota, ampliando o acesso das mulheres ao cuidado especializado, independentemente da distância.

O atendimento para mamografias também foi ampliado com as Carretas da saúde, que percorrem bairros de Manaus e municípios com acesso por estrada. Mulheres a partir de 40 anos podem realizar o exame sem necessidade de encaminhamento médico.

Unidade referência

Em 2025, a FCecon, unidade de alta complexidade referência do SUS no estado para o tratamento do câncer, registrou 1.313.340 procedimentos ambulatoriais, 4.935 novos prontuários, 2.208 tratamentos em radioterapia, 35.947 procedimentos em quimioterapia e 2.793 cirurgias oncológicas.

Nos últimos anos, a fundação recebeu investimentos estratégicos em tecnologia e infraestrutura, como a aquisição de arco cirúrgico para procedimentos oncológicos com imagens em tempo real; a compra de dois modernos aparelhos de ultrassonografia de alta definição; a instalação de câmaras conservadoras no laboratório de análises clínicas; a implantação de NOVO gabinete de secagem para a Central de Material Esterilizado (CME), além da modernização da REDE de informática, com prontuário eletrônico, wi-fi corporativo e digitalização de rotinas assistenciais e administrativas.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Seas promove festa de Carnaval para frequentadores dos Centros de Convivência

Por administrador
Amazonas

Cidadãos ocupam a primeira fila da Aleam e transformam prestação de contas em ato de reconhecimento

Por administrador
Amazonas

Sema avança na construção de acordo com ICMBio para retomada ordenada da pesca esportiva no rio Unini

Por administrador
Amazonas

Em quatro meses de funcionamento, Hospital Público Veterinário do Amazonas já atendeu mais de 20 mil animais

Por administrador
Amazonas

Obras históricas são destaques durante leitura de mensagem pelo governador Wilson Lima na Aleam

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca trabalho em conjunto com vice-governador Tadeu de Souza para avanço na saúde no interior

Por administrador
Amazonas

Amazonas vai apresentar 20 propostas de desenvolvimento urbano sustentável na Conferência Nacional das Cidades

Por administrador
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas mobiliza setor de telecomunicações para fortalecer a prevenção e a resposta às cheias de 2026

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 234 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por administrador
Amazonas

Promove: ADS divulga lista de moveleiros credenciados para fornecimento de móveis aos órgãos estaduais em 2026

Por administrador
Amazonas

Ipaam vai acionar MPAM após fiscalização identificar irregularidades em frigorífico de pescados de Manacapuru

Por administrador
Amazonas

Parceria entre Semig e Aleam garante energia elétrica para 413 famílias em Presidente Figueiredo

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?