Ações envolvem bandas, blocos, ensaios, desfiles e eventos de boi-bumbá


Para garantir um carnaval seguro, inclusivo e com respeito aos direitos de todos, a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) realizou, na quarta-feira (04/02), um treinamento com servidores que vão atuar diretamente nas operações durante o período carnavalesco. O evento aconteceu na escola Superior de Advocacia (ESA/OAB), zona centro-sul de Manaus.
Segundo a secretária Jussara Pedrosa, a capacitação prepara as equipes para uma atuação com caráter pedagógico, articulada com a REDE de proteção. “Com essa prática, as equipes da secretaria estarão aptas para atuar durante o carnaval, realizando os encaminhamentos necessários e trabalhando de forma integrada com a REDE de proteção”, destacou.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC
Durante os dias de festividade a SEJUSC vai atuar com as equipes das secretarias executivas de direitos humanos (SEDH), Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) e de Política para Mulheres (SEPM), no atendimento e abordagens ao público, e conta com o apoio das secretarias de Cidadania (Secid), Executiva (Secex) e Articulação Interna (Seai).
A secretária executiva da Seai, Rosy Seixas, explicou que, todos os anos, a SEJUSC atua de forma preventiva para garantir direitos durante o período do carnaval, por meio de um planejamento conjunto entre as secretarias da pasta, no qual cada área apresenta sua proposta de abordagem para as ações que serão desenvolvidas.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC
“Após esse alinhamento, o planejamento do carnaval é construído em conjunto com a secretária titular, Jussara Pedrosa, e os secretários executivos de cada área finalística. Ao longo do período carnavalesco, também realizamos treinamentos com os servidores, para que, nos dias de maior movimentação, possamos atuar de forma adequada, com abordagens e atendimentos humanizados”, explicou.
Atuação
No treinamento, os servidores foram orientados em como atuar diante de situações de violação de direitos humanos, como ocorrências envolvendo a população negra, população LGBTQIA+, migrantes, pessoas em situação de rua, além de casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Além da abordagem e orientação do público, em cumprimento à participação de crianças e adolescentes em eventos.


A atuação se estende com a campanha nacional “Se liga ou eu ligo 180”, intensificando a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque 180, além dos serviços especializados da delegacia da Mulher e da SEPM que funcionarão 24 horas por dia, incluindo o Serviço de Atendimento à Mulher em Situação de violência (Sapem).
O treinamento prepara ainda os profissionais para intervir em situações de omissão e acionar corretamente a REDE de apoio que atuará em conjunto com a SEJUSC durante o período do Carnaval.

