A Prefeitura de Manaus informa que 40 servidores da Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Semsa) estarão presentes no desfile das escolas de samba no Centro de Convenções professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, na zona Centro-Oeste da capital, nesta sexta-feira e sábado, 13/2 e 14/2.
As equipes reforçarão as ações de prevenção de agravos e de educação em saúde ao público que prestigiar as festividades carnavalescas. Também haverá fiscalização dos alimentos ofertados em barracas, inspeção de equipamentos e avaliação das estruturas sanitárias e identificação de possíveis riscos na REDE elétrica.
Nesses dias (13 e 14/2), os servidores da Semsa iniciarão suas atividades às 18h. Uma das frentes de atuação vai concentrar seus esforços em ações preventivas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos internos e externos e gel lubrificante e oferta de materiais educativos (ventarolas). As orientações de educação em saúde também terão reforço por meio de abordagens qualificadas com orientações aos foliões.
Haverá ainda oferta de autotestes para HIV e consulta orientada com testagem e dispensação de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), na unidade móvel de testagem que ficará posicionada do lado direito de quem entra no sambódromo.
O subsecretário de Gestão da saúde, Djalma Coelho, acrescenta que, além das ações preventivas, o evento contará com o apoio das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estará com três unidades móveis.
“Essas unidades móveis ficarão responsáveis por garantir a remoção e o encaminhamento dos casos mais complexos que demandem atendimento na REDE de urgência e emergência contando com o apoio de equipes preparadas e equipamentos modernos, para que as pessoas que precisem cheguem até a unidade de referência com agilidade e cuidado necessário”, reitera o subsecretário.
Visa Manaus
As equipes de inspeção de alimentos, serviços e engenharia da Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) também irão trabalhar no sambódromo ao longo da programação carnavalesca. Os fiscais de alimentos farão a fiscalização dos pontos de venda de comidas e bebidas dentro do centro de convenções, para verificar o cumprimento dos padrões de higiene, armazenamento e manuseio dos produtos que são ofertados ao público.
A programação da Visa Manaus também abrange inspeções em equipamentos e instalações de saúde disponibilizados no sambódromo. Padrões de qualidade, higiene e quantitativos dos itens necessários à oferta plena dos serviços de saúde também são alguns dos elementos verificados pelos fiscais.
Outra frente de trabalho da Visa compreende o atendimento dos protocolos sanitários nos eventos de Carnaval, como as condições dos banheiros, da REDE elétrica, das saídas de emergência, dentre outros.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/Semsa

