Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > FCecon destaca a relevância das mulheres e meninas na pesquisa em oncologia
Amazonas

FCecon destaca a relevância das mulheres e meninas na pesquisa em oncologia

11 de fevereiro de 2026
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

O hospital conta com 34 servidoras pesquisadoras, 50 alunas bolsistas do Paic, e 150 alunas colaboradoras, que realizam pesquisas sobre câncer na Amazônia.

FOTOS: Eduarda de Sá/FCecon

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado nesta quarta-feira (11/02), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), destaca a importância da presença das mulheres e meninas na ciência, especialmente na condução de pesquisas na área de oncologia e à saúde na Amazônia.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando sensibilizar a sociedade de que a ciência e a igualdade de gênero precisam de equidade, além de dar poder às mulheres e meninas para desenvolverem seu potencial criativo.

A FCecon possui 34 servidoras pesquisadoras, 50 alunas bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), o qual é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além de 150 alunas colaboradoras desses projetos, que realizam pesquisas sobre temas relacionadas ao câncer e à saúde na Amazônia

Segundo a diretora de ensino e Pesquisa, Valquíria Alves, no contexto amazônico, a presença da mulher na ciência — especialmente na oncologia — é um ato de transformação social, científica e humana. Ela disse que na oncologia esse protagonismo se traduz em pesquisas voltadas ao diagnóstico precoce, à prevenção e ao cuidado integral, com especial atenção aos cânceres de maior incidência na região Norte, como o câncer do colo do útero e de mama.

Mapa Genoma Brasil

FOTOS: Eduarda de Sá/FCecon

O Mapa Genoma Brasil é um dos diversos projetos desenvolvidos dentro na unidade hospitalar, o qual conta com a participação de três mulheres: Hilka Espírito Santo e Valquíria Alves – coordenadoras –, e Mylla Parente, enfermeira de gestão de dados.

O Mapa Genoma Brasil é um projeto nacional desenvolvido em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, FCecon e Ministério da saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi-SUS). Também participam instituições de capitais das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

No Amazonas, o projeto encontra-se no segundo triênio, e mais de 240 usuários – homens e mulheres – já foram atendidos, o qual tem como objetivo analisar as alterações genéticas relacionadas aos cânceres de mama, próstata e colorretal. Os resultados obtidos estão sendo analisados com informações clínicas, como histórico familiar e hábitos de vida.

Pesquisa

Segundo Alves, para participar do estudo, o paciente precisa do diagnóstico de câncer de mama, próstata ou colorretal e ser paciente da FCecon. Ela explicou que são analisados 106 genes pelo painel genético, e caso dê positivo para câncer hereditário, PODE-se indicar até quatro familiares para realizar o exame.

“O mapeamento genético permite identificar pessoas com risco para o câncer hereditário. Esse tipo de ferramenta possibilita encaminhar os familiares para a prevenção e rastreamento antes da manifestação do câncer, diminuindo o risco do diagnóstico tardio. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento”, salientou.

Durante a pesquisa, de acordo com Alves, observa-se que a maior preocupação dos pacientes quando o mapeamento genético se apresenta alterado é com seus filhos, irmãos e pais, os quais não são pacientes da Fundação Cecon.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sefaz divulga vencedores da Nota Fiscal Amazonense com prêmios de até R$ 30 mil

Por administrador
Amazonas

Inscrições abertas para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por administrador
Amazonas

Cosama celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e destaca protagonismo feminino no saneamento do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sepet realiza agendamento do Castramóvel para o Governo Presente no Tarumã

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança realizam a prisão de cerca de 40 pessoas e apreensão de adolescentes por apologia ao crime durante queima de fogos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil alerta sobre sinais e medidas preventivas contra o bullying nos ambientes escolares e digitais

Por administrador
Amazonas

FUnATI destaca protagonismo feminino no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Por administrador
Amazonas

SES-AM apresenta ao TCE o novo Hospital do Sangue e a programação prevista para início de funcionamento

Por administrador
Amazonas

Operação Águia reforça policiamento em bairros estratégicos de Manaus e Região Metropolitana

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca bioeconomia, empreendedorismo e geração de renda durante inauguração de Centro de Distribuição da Natura em Manaus

Por administrador
Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Centros de Convivência promovem oficinas de criação de adereços e máscaras para o Carnaval

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?