A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou nesta quarta-feira, 11/2, uma ação na praça Tenreiro Aranha, no Centro, para fortalecer o comércio informal e incentivar o empreendedorismo local. A iniciativa foi feita em parceria com a Associação dos Vendedores Ambulantes do Comércio Informal do Estado do Amazonas (Avacin/AM) e o Banco da Amazônia (Basa), com oferta de linha de crédito para permissionários legalizados.
Ação e público-alvo
A operação foi direcionada a empreendedores com mais de 18 anos. Durante o dia, cerca de 80 vendedores informais compareceram, entregaram a documentação necessária e passaram por pré-aprovação. A linha de crédito disponibilizada permite empréstimos de até R$ 6 mil, com parcelas consideradas acessíveis pelos participantes.
Objetivo e parceiros
A proposta visa facilitar o acesso a recursos para investimentos, gerar renda e incentivar o desenvolvimento econômico entre trabalhadores do setor informal. De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a ação demonstra empenho da prefeitura em articular parcerias com a iniciativa privada para que os vendedores possam fomentar seus pequenos comércios.
“Com a parceria entre poder público, entidade representativa da categoria e instituição financeira, a ação reforça o compromisso com a inclusão produtiva e o apoio ao empreendedorismo local, contribuindo para a dinamização da economia e a valorização do comércio informal em Manaus“, explicou Costa.
O presidente da associação, Marquinho Maia, afirmou que o acesso à linha de crédito permitirá investimentos em mercadorias ligados a datas comemorativas e à Copa do Mundo. Segundo ele, os recursos podem ser aplicados na compra de mercadoria e de equipamentos para melhorar o ambiente de negócios.
A empreendedora Maria Aparecida da Silva, que trabalha vendendo biquínis, teve o pré-cadastro aprovado e disse que o crédito vai ajudá-la a ampliar a banca e dobrar a renda. “Estou muito interessada nessa linha de crédito. Vai me ajudar a melhorar minha banca, investir em mais produtos e dobrar minha renda. Com isso, conseguirei pagar o empréstimo”, concluiu.
Equipe do Basa realizou atendimento a permissionários no local, orientando sobre a documentação e o processo de concessão do empréstimo.
Texto – Polyana Brelaz / Semacc
Fotos – Antonio Pereira/Semcom
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #Semacc, #avacinam, #basa, #comercioinformal, #vendedoresinformais, #linhadecredito, #6mil, #pracatenreiroaranha, #microempreendedores, #empreendedorismo, #inclusaoprodutiva, #geracaoderenda, #economia, #preaprovacao, #documentacao, #marquinhomaia, #mariaaparecidadasilva, #wandersoncosta, #copadomundo

