Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Manaus inicia articulações para sediar o 9º Fórum Nacional de Museus em 2026
Amazonas

Manaus inicia articulações para sediar o 9º Fórum Nacional de Museus em 2026

12 de fevereiro de 2026
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Reunião entre Ibram, Ministério da Cultura, Governo do Amazonas e instituições parceiras marca o começo da organização do maior encontro do setor museal brasileiro

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Na quarta-feira (11/02), o Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus, recebeu a primeira reunião de articulação para a realização do 9º Fórum Nacional de Museus. O encontro marcou o início oficial dos preparativos para o evento, que acontecerá de 23 a 27 de novembro de 2026, consolidando a capital amazonense como sede do maior encontro do setor museal brasileiro.

A programação do Fórum terá abertura no Teatro Amazonas, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e contará com atividades distribuídas em diversos espaços culturais da cidade. A expectativa é reunir cerca de mil participantes, entre profissionais de museus, gestores, pesquisadores, estudantes e representantes de redes e coletivos culturais, com parte das atividades transmitidas on-line.

Com o tema “participação social”, o 9º Fórum reforça a escuta qualificada, o diálogo federativo e a consolidação de diretrizes estruturantes para o setor. Instituído como instrumento de política pública, o encontro reunirá representantes de todas as regiões do país para debater, entre outros pontos, a reformulação do Sistema Brasileiro de Museus, a criação do Sistema de participação social do Ibram, a normatização do Fórum Nacional de Museus e a construção da Política Nacional de Diversidade para Museus e Pontos de Memória.

A realização do evento foi destacada pelo secretário executivo de Cultura do Amazonas, Cândido Jeremias, que reforçou o caráter coletivo da construção.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“É uma honra para o Amazonas sediar o Fórum, fruto de uma construção conjunta entre Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, Ministério da Cultura, Ibram e demais instituições parceiras. Estamos preparando uma grande programação para receber os participantes, fortalecendo as políticas públicas para a cultura e a economia criativa, sempre de forma democrática e colaborativa”, declarou.

A presidente do Ibram, Fernanda Castro, destacou o simbolismo da escolha da Amazônia como território anfitrião.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“É importante a gente se distribuir em todas as regiões do país, mas, no momento que estamos vivendo no cenário mundial, com emergências climáticas e a necessidade de falar sobre meio ambiente e preservação, é fundamental estarmos aqui. Trazer o Fórum para a Amazônia é discutir o fator amazônico, reforçar que museus e memória são direito de todo o povo brasileiro e mostrar que o Brasil é diverso, com diferentes realidades”, afirmou.

A diretora do Departamento de Gestão de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, Aline Santana, lembrou que a candidatura do Amazonas foi apresentada durante o 8º Fórum, em Fortaleza, e recebeu ampla adesão dos participantes.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“É um sentimento de felicidade absoluta. Quando apresentamos a candidatura do Amazonas, quase todas as pessoas levantaram seus crachás em apoio. É uma oportunidade de mostrar nossos museus, nosso patrimônio histórico, artístico e cultural para o Brasil e para o mundo. Já há caravanas sendo organizadas por outros estados para participar do Fórum”, destacou.

Além do impacto institucional, o evento também movimenta articulações para captação de recursos via Lei Rouanet. O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, apresentou orientações sobre o mecanismo e reforçou que as informações estão disponíveis nos canais oficiais do MinC, ampliando o acesso de instituições e patrocinadores.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A gerente de projetos da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Rejane Barbosa, explicou que a entidade atua como proponente do projeto junto ao Ministério da Cultura.

“A AADC funciona como proponente do projeto do Ibram para o 9º Fórum Nacional de Museus. Estamos estruturando parcerias com empresas nacionais e regionais, como Petrobras, Banco da Amazônia, Bemol, Eneva e Cigás, entre outras, para viabilizar o evento por meio da Lei Rouanet. A proposta é fortalecer a parceria público-privada e reduzir o impacto de recursos do Governo do Estado”, afirmou.

Durante a reunião, também foram debatidos pontos relacionados à infraestrutura, logística e articulação institucional entre as esferas federal, estadual e municipal. Participaram representantes da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, do Ibram, do Ministério da Cultura, do Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), além de instituições como UFAM, UEA, Suframa, Fieam e Manauscult.

Após sete anos sem edições, o Fórum foi retomado em 2024 e consolida, agora, sua continuidade como espaço estruturante das políticas públicas museais. A realização em Manaus reafirma o compromisso com a descentralização cultural, o fortalecimento dos museus amazônicos e o reconhecimento da memória e da diversidade como direitos fundamentais.

A expectativa é que o 9º Fórum Nacional de Museus não apenas consolide diretrizes para o setor, mas também projete a Amazônia como centro estratégico do debate museal brasileiro, ampliando a visibilidade, intercâmbio e oportunidades para a cultura da região Norte.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Com mais de 30 mil sessões terapêuticas, Caics TEA transformam a rotina de crianças autistas em Manaus

Por administrador
Amazonas

PGE-AM abre inscrições para processo seletivo de estágio remunerado em Direito

Por administrador
Amazonas

Fapeam realiza sarau científico e lança dois editais exclusivos para cientistas mulheres no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Liderança da FVS-RCP recebe reconhecimento no Movimento Mulheres e Meninas na Ciência 2026

Por administrador
Amazonas

Prosai Parintins: UGPE segue com a entrega dos certificados às famílias que serão beneficiadas com o reassentamento

Por administrador
Amazonas

Comitê aprova por unanimidade a 5ª fase do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Auxílio Estadual e Telessaúde transformam realidades e encurtam distâncias para moradores de Boca do Acre

Por administrador
Amazonas

Moradores de Pauini destacam importância de ações sociais do Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Programa RespirAR orienta foliões sobre cuidados físicos antes e após o Carnaval

Por administrador
Amazonas

Sefaz divulga vencedores da Nota Fiscal Amazonense com prêmios de até R$ 30 mil

Por administrador
Amazonas

FCecon destaca a relevância das mulheres e meninas na pesquisa em oncologia

Por administrador
Amazonas

Inscrições abertas para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?