Os números representam um aumento de 33% em relação a dezembro

Foto: Renan Pinheiro/Idam
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou o ano de 2026 acelerando os trabalhos de emissão e renovação do Cartão do Produtor Primário (CPP). Em janeiro, foram emitidos e renovados 2.578 CPPs, um número 33% superior ao que foi registrado em dezembro de 2025. Os dados foram disponibilizados na quinta-feira (12/02).
Como destacou a diretora-presidente do instituto, Eliane Ferreira, o Governo do Amazonas, por meio do Idam, tem intensificado suas ações de regularização de documentos rurais, com uma série de ações desenvolvidas em janeiro.
“O Governo do Amazonas, por meio do Idam, realizou cerimônias de entrega de documentos nos Caapiranga, Maraã, Uarini, Careiro da Várzea, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Isso é uma demonstração do compromisso do governador Wilson Lima e do Idam para com as famílias rurais amazonenses”, ressaltou a diretora-presidente.
Dados adicionais
O município de Manaus protagonizou a maior quantidade de documentos emitidos e renovados. Apenas na capital, foram 188 CPPs. Em seguida, observaram-se resultados significativos nos municípios de Manacapuru, com 162 CPPs emitidos e renovados; Lábrea, com 144; Presidente Figueiredo, com 137; e São Gabriel da Cachoeira, com 133.
Cadastro e emissão
O CPP é emitido de forma gratuita pelo Idam em suas 75 Unidades Locais (UnLoc) e Postos Avançados (PV), presentes em todos os municípios do estado. O documento assegura ao produtor rural uma série de direitos e benefícios, que incluem desconto na conta de luz elétrica e o acesso ao crédito rural.

