A Ouvidoria Municipal do Sistema Único de saúde (OUVMSUS), coordenada pela Prefeitura de Manaus, informa que disponibilizou uma pesquisa de satisfação para avaliar a qualidade dos serviços municipais de saúde que são prestados à população.
Disponível no site da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), no link Pesquisa de Satisfação (https://www.Manaus.am.gov.br/Semsa/Ouvidoria-municipal-do-sus/pesquisa-de-satisfacao/), a iniciativa pretende coletar a opinião dos usuários do SUS sobre atendimento nas unidades de saúde, exclusivamente da REDE municipal, e identificar os pontos fortes e fracos no fluxo de serviços.
A ouvidora municipal do SUS, Maísa Rocha, explica que a pesquisa foi idealizada com o objetivo de monitorar e aprimorar, de forma contínua e permanente, o atendimento e a qualidade dos serviços de saúde prestados aos cidadãos.
No formulário de pesquisa, o usuário do SUS poderá identificar o tipo de estabelecimento de saúde que utilizou para a avaliação, incluindo Unidades de saúde da Família (USFs), policlínicas, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Maternidade Dr. Moura Tapajóz, Unidades Móveis de saúde da Mulher, Samu 192, SOS Vida e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
“No formulário da pesquisa, o usuário vai avaliar o grau de satisfação com questões como a organização e funcionamento do serviço, tempo de espera para o atendimento, agendamento e marcação do serviço, a acessibilidade e também o horário de atendimento. Cada item poderá ser avaliado entre ótimo, muito bom, bom, regular e ruim”, informa Maísa Rocha.
Além do grau de satisfação, o usuário poderá avaliar o atendimento dos profissionais do serviço de saúde e a limpeza, higienização e estrutura física da unidade de saúde. Na conclusão, é possível apresentar sugestões para a melhoria dos serviços.
De acordo com Maísa Rocha, a iniciativa da Ouvidoria Municipal atende o decreto nº 5.537, da Prefeitura de Manaus, e a Lei Federal nº 13.460, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários nos serviços públicos.
“A pesquisa também representa mais um avanço na consolidação da Ouvidoria Municipal na missão de viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do SUS”, afirma Maísa Rocha.
Ouvidoria
A Ouvidoria Municipal do SUS, da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), foi implantada por meio do decreto Municipal nº 9.473, de 12 de fevereiro de 2008. Atualmente, com a Lei nº 2.927, de 5 de julho de 2022, a estrutura organizacional da Semsa mantém a OUVMSUS como órgão de assistência e assessoramento, que tem como objetivo contribuir democraticamente com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
Fora da pesquisa de satisfação com os serviços municipais, o site da Semsa também disponibiliza uma segunda pesquisa de satisfação para avaliar a qualidade dos serviços prestados ao público interno e externo atendidos pela Ouvidoria Municipal.
“É um NOVO instrumento para acompanhar a qualidade do serviço da Ouvidoria, buscando melhorar o atendimento ao usuário do SUS em todos os níveis”, destaca a ouvidora municipal.
O usuário do SUS PODE ser atendido na Ouvidoria Municipal por meio de diferentes canais: das 8h às 13h, na Sala da Ouvidoria, localizada na sede da Semsa, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1.695, bairro Adrianópolis (zona Sul); por atendimento telefônico: (92) 98842-6835 (WhatsApp Ouvidoria), (92) 98842-8482 (WhatsApp SIC) e 0800-092-1603; no endereço eletrônico da OUVMSUS: Ouvidoria[email protected]; e pelo endereço eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): sic.Semsa@pmm.am.gov.br.
O atendimento da OUVMSUS, via web, ainda PODE ser feito por meio do seguinte link do OuvidorSUS: https://ouvidor.saude.gov.br/public/form-web/registrar
Outro canal de participação do cidadão é a ferramenta “Fale Conosco”, disponível na página oficial da Semsa, https://www.Manaus.am.gov.br/Semsa/Ouvidoria-municipal-do-sus/fale-conosco/.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa

