Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Cidades > Agosto Dourado: evento aborda importância do aleitamento materno como parte das ações realizadas desde o início deste mês pelo TJAM em apoio à campanha nacional
CidadesEducaçãoTribunal de Justiça

Agosto Dourado: evento aborda importância do aleitamento materno como parte das ações realizadas desde o início deste mês pelo TJAM em apoio à campanha nacional

24 de agosto de 2022
Compartilhar
8 Min Lidos
Agosto palestras
Compartilhar

Agosto Dourado – Promovido pela Comissão de Participação Feminina e pelo Subcomitê de Saúde, evento reuniu magistrados (as), servidores (as), estagiários(as) e colaboradores(as) na manhã desta quarta-feira.


“A importância da amamentação nos primeiros 1000 dias de vida do bebê”, “Mãe e bebê: vínculo, benefícios e figura paterna” e “Direitos das Mulheres: surgimento e evolução” foram os temas do ciclo de palestras realizado na manhã desta quarta-feira (24/08) pela Comissão de Participação Feminina e o Subcomitê de Saúde do Tribunal de justiça do Amazonas, no auditório do Fórum Cível Euza Maria Naice de Vasconcellos, no bairro São Francisco, zona Sul da capital. O evento, que teve a participação de magistrados (as), servidores (as), estagiários (as), colaboradores (as) e convidados de outras instituições integrou a programação do “Agosto Dourado”, ação de incentivo ao aleitamento materno prática considerada de grande importância para a saúde e desenvolvimento das crianças, para o fortalecimento do vínculo entre mãe-filho, e para a saúde da mulher.

A abertura do evento foi feita pelos desembargadores Mirza Telma Cunha e Elci Simões de Oliveira, que estão, respectivamente, à frente da da Comissão de Participação Feminina e do Subcomitê de Saúde. As palestrantes convidadas foram a pediatra e neonatologista Graciane Lima; a juíza auxiliar da Presidência do TJAM, Elza Vitória de Mello; e a psicóloga do TJAM, Sandra Desideri. Compuseram também a mesa de autoridades da abertura do ciclo de palestras a advogada Mirtes Rodrigues, da Comissão da Mulher Advogada, da OAB/AM; e a médica Ana Cyra Saunders Fernandes, secretária de Serviços Integrados de Saúde do TJAM.

O presidente do Subcomitê de Atenção à Saúde dos Magistrados e Servidores do TJAM, desembargador Elci Simões, destacou a importância do tema. “O aleitamento é vital para uma criança no início da vida e até uma certa idade. É importante lembrar que no Brasil mais de 170 mil vidas de crianças salvas pela amamentação. O Subcomitê de Saúde, nesta parceria com a Comissão de Participação Feminna, reitera seu apoio a todas as iniciativas que buscam alertar sobre cuidados com a saúde, dentre eles o aleitamento materno”, disse o desembargador Elci.

A desembargadora Mirza Telma ressaltou que o aleitamento materno é um momento pleno e cheio de amor, que propicia uma ligação maior da família como um todo, fortalecendo vínculos que são importantes para a vida toda. “Organizamos esse evento com muito carinho por entendermos a importância desse tema”, frisou a magistrada.

A primeira palestrante, pediatra neonatologista Graciane Lima, ao abordar a importância da amamentação nos primeiros 1000 dias de vida do bebê (período que é calculado incluindo a gestação), destacou que o leite materno é o alimento mais rico que existe e não há nenhum outro leite comparado a ele. “Todos os micro e macro nutrientes que a criança precisa para o seu crescimento estão presentes no leite materno e o impacto desse consumo fica sendo não somente a curto, mas a longo prazo, pois há beneficios tanto para o crescimento motor, emocional quanto para o desenvolvimento cognitivo da criança”, disse a pediatra. A médica explicou que, na ausência do leite materno, o pediatra indica a “fórmula infantil”, que não é um leite qualquer, mas sim uma fórmula específica que ajuda no crescimento. “Não recomendamos a substituição dessa fórmula por massas e farináceos, porque estes são pobres de nutrientes, ricos somente em carboidratos e a criança engorda sem os nutrientes necessários”, alertou Graciane.

A psicóloga Sandra Desideri, que abordou o tema “Mãe e bebê: vínculo, benefícios e figura paterna”, comentou que no processo de aleitamento materno, o período de desmame merece também uma atenção especial, por ser emocionalmente para as mães e os bebês: “É necessário que o processo de desmame seja marcado por um tipo de ‘entendimento’ entre as partes: mãe e bebê. A mãe prestando atenção no desenvolvimento e no crescimento do filho, observando as respostas e estímulos que ela está transmitindo e recebendo e, a partir disto, ir deixando com que a criança vá se avançando para as novas fases de forma muito natural”.

Desideri também ressaltou a importância do papel do pai, que no contexto da amamentação, como a figura que dá o suporte e é parte da REDE de apoio materno. “Na ausência da figura paterna, esse apoio também pode ser suprido dentro da REDE de apoio à mãe, por outras pessoas que, simbolicamente, podem fazer esse papel”, disse a psicóloga.

O tema abordado pela juíza Euza Vitória de Mello, “Direitos das Mulheres: surgimento e evolução”, buscou uma perspectiva histórica das lutas e vitórias femininas, no sentido de as mulheres passassem a ser reconhecidas como sujeitos de direito, superando o papel anteriormente imposto a elas, como se fosse sujeitos de propriedade, no contexto de uma sociedade patriarcal. “Foi necessário romper muitas barreiras, numa luta que continua exigindo muito das mulheres ainda hoje. São vários os pontos de conquista, como quando a mulher adquiriu o direito de votar e posteriormente de também ser votada; de trabalhar sem a necessidade de autorização do marido, e várias outras garantias, incluindo aquelas relacionadas à à mulher gestante e em fase de amamentação, para tratar de um assunto mais correlato com este evento de hoje””, comentou a magistrada que, na palestra, citou vários marcos históricos da luta feminina por seus direitos.

Estudo nacional

Na divulgação dos resultados do quarto relatório técnico do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) ficou domonstrado que metade das crianças brasileiras são amamentadas por mais de 1 ano e 4 meses. Além disso, quase todas as crianças no País foram amamentadas alguma vez (96,2%) na vida, sendo que dois em cada três bebês são amamentados na primeira hora (62,4%). O aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida abrange 45,8% dos bebês; 52,1% aos 12 meses; e 35,5% aos 24 meses de vida. Os dados foram apresentados em seminário aberto ao público no dia 10 de novembro do ano passado, pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra o auditório onde ocorreu o ciclo de palestras. Ao fundo, a mesa composta pelas autoridades que fizeram a abertura do evento. As pessoas que formavam a plateia aparecem de costas, sentadas nas cadeiras do auditório.

Sandra Bezerra

Fotos: Marcus Phillipe

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?