Ação tem a parceria das Secretarias de Saúde do Estado e do Município e também da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do TJAM (Sesis).
O Comitê de Saúde do Estado do Amazonas, presidido pela juíza Etelvina Lobo Braga, titular da 3.ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizou nesta segunda feira (31), no hall do Fórum Ministro Henoch Reis, a abertura da campanha “12 Rosas da Saúde”. A ação tem parceria com a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do TJAM (Sesis), Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Durante a ação, que será concluída nesta terça-feira (1.º/11), será oferecido aos profissionais do TJAM e seus dependentes exames preventivos; testes rápidos de HIV, hepatite-C e sífilis; testes de glicemia e hemoglobina glicada; aferição da pressão arterial, saturação e peso; vacinação contra a covid-19, hepatite, sarampo, febre amarela e tétano; além da realização de consultas e prescrição de outros exames necessários, que poderão ser realizados em unidade referenciada pela Semsa.
Os serviços estão sendo realizados nas dependências do Setor Médico, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, o bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus, das 8h às 12h.
A juíza Etelvina Lobo Braga coordena, há 12 anos, o Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NAT-JUS) do Amazonas, sistema integrado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que oferece informações a fim de embasar decisões judiciais em pleitos de medicamentos e tratamentos de saúde em ações urgentes. Segundo ela, a realização da campanha é uma forma de aproximar o sistema NAT-JUS das secretarias de saúde públicas valorizando, neste mês, em especial, a saúde da mulher, em alusão à campanha Outubro Rosa. “Esse programa é uma forma de ter uma maior aproximação com as Secretarias de Saúde de Estado e do Município, que fornecem as informações ao NAT-JUS. Mas se estende também através de ações diversas e por isso aproveitamos esse mês e a campanha do Outubro Rosa, que é um mês de alerta para os cuidados da saúde da mulher”, disse a magistrada, acrescentando que a campanha se propõe a realizar uma ação em cada mês, daí a ideia do título: “12 Rosas da Saúde”.
“A Secretaria de Estado da Saúde se sente muito honrada com o convite e nosso objetivo é trazer para as mulheres que trabalham no Tribunal de Justiça mais informações a respeito da rede de assistência à saúde da mulher no Amazonas. Nosso desejo é que as mulheres continuem saudáveis, mas, se outra condição aparecer, estamos prontos para o atendimento especializado e a ação de hoje é importante para que haja essa prevenção dentro da instituição”, disse o secretário-executivo adjunto de Política de Saúde da SES/Am, Lindinaldo Gomes dos Santos, que representou o secretário Anoar Samad.
A secretária de Saúde do Município, Shádia Hussami Hauache, explicou que a prevenção começa na continuidade dos serviços de saúde. “Destacamos que o Município tem tido resultados positivos pelo ‘Previne Brasil’, em que uma das pautas é a saúde da mulher pela avaliação da qualidade devido à continuidade e ao acompanhamento do tratamento, seja pré-natal ou exames regulares. Isso é importante, pois oferece o serviço continuado à saúde, como estamos fazendo hoje aqui nessa parceria com o TJAM, é uma forma de prevenção e demonstra da importância dada aos cuidados com a saúde de todas as mulheres”, disse a secretária municipal de Saúde.
Após a breve abertura, os presentes seguiram para uma visita ao Setor Médico do TJAM, onde servidores estavam sendo atendidos pelos serviços oferecidos na campanha “12 Rosas de Saúde”.
#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a juíza Etelvina Lobo falando ao microfone na abertura das atividades da “Campanha 12 Rosas da Saúde”.
Sandra Bezerra
Fotos: Marcus Philipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660