A unidade móvel da Fundação Hemoam permaneceu estacionada na área externa do Fórum Cível para atender servidores, estagiários e colaboradores do Tribunal, que se cadastraram previamente.
A campanha interna de doação de sangue realizada nesta quinta-feira (23/06) pelo Tribunal de Justiça do Amazonas para colaborar com a manutenção de estoques da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Fundação Hemoam) registrou um total de 53 atendimentos. Organizada pela Divisão de Serviços Sociais e Acessibilidade, pelo Grupo de Trabalho de Participação Feminina e Subcomitê de Saúde do TJAM, a campanha mobilizou servidores, estagiários e colaboradores do Tribunal, atendidos na unidade móvel de coleta da Fundação Hemoam – popularmente conhecida como “Vampirão” –, a qual permaneceu estacionada na área externa do Fórum Cível Desª. Euza Naice de Vasconcellos, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus, no período da manhã.
A Fundação Hemoam é responsável pela distribuição de sangue para 27 unidades de saúde – entre públicas e privadas – da capital, além 43 municípios do Amazonas.
A campanha interna foi estruturada de forma a sensibilizar e estimular a adesão dos voluntários, que ao participaram da roda de palestras realizada na quarta-feira sobre o tema e e que fizerem doação de sangue até o dia 30 deste mês de junho, terão direito a um dia a mais de folga a ser ser usufruída até 31/12/2022, sem prejuízo da dispensa do ponto prevista no artigo 2.º da Lei 1.075/1950, conforme despacho referente ao Processo Administrativo n.º 2022/000017235-00. Os estagiários que doarem, por sua vez, receberão uma declaração referente a 10 horas de atividades complementares.
A diretora da Divisão de Serviço Social do TJAM, Monique Antony, avaliou como exitosa a ação organizada pelo Tribunal, que já tem um parceria tradicional com a Fundação Hemoam. “Foi um sucesso, um recorde de doações. Queremos destacar o apoio da desembargadora Mirza que, à frente do Grupo de Trabalho de Participação Feminina, incentivou a todos com a organização do ciclo de palestras, bem como presidência do TJAM, que o incentivo para estimular a adesão de servidores e estagiários à campanha. Gostaríamos também de agradecer o apoio da Assessoria de Comunicação Social, que desenvolveu e executou as ações de divulgação da campanha, ajudando nessa mobilização”, afirmou Antony.
A diretora do Serviço Social explicou que devido à questão do horário de permanência da carreta, de 8h às 12h, os demais doadores que fizeram o cadastro e não foram atendidos receberão uma ficha para se dirigirem à fundação durante a semana.
O servidor Yan de Mendonça da Mota, da equipe da 2.ª Unidade de Processamento Judicial (UPJ), foi um dos voluntários na ação desta manhã. Ele explicou que já doava sangue no seu estado natal (o Rio de Janeiro) e que considera uma ação louvável poder ajudar outras pessoas que precisam, principalmente diante da necessidade de colaboradores para salvar vidas. “Eu resolvi colaborar, participar porque acho muito louvável e tem de haver mais dessas iniciativas no Tribunal. É importante o aval dado pelo TJAM facilitando para as pessoas que desejam se voluntariar, que não precisam se ausentar do âmbito do tribunal para exercer a solidariedade”, acrescentou.
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz servidor do Poder Judiciário doando sangue durante a campanha realizada pelo TJAM em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Fundação Hemoam)
Sandra Bezerra
Imagem: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]