A 1a Vara da Comarca de Parintins está realizando até a próxima sexta-feira, 15/4, um mutirão de audiências de conciliação e instrução processual nos processos em curso naquela unidade judiciária.
Com apoio do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc-Cível) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) – coordenado pelo juiz Roberto dos Santos Taketomi – e do Núcleo de Assessoramento Jurídico Virtual do Tribunal (NAJV/TJAM), a 1a Vara da Comarca de Parintins está realizando até a próxima sexta-feira, 15/4, um mutirão de audiências de conciliação e instrução processual nos processos em curso naquela unidade judiciária.
O mutirão realizado no fórum de Justiça da cidade localizada a 325 quilômetros de Manaus) é uma continuidade da ação realizada em março no município, quando foram pautadas 183 audiências, sendo 169 de competência cível e de família e 14 criminais.
Desta vez, de acordo com o juiz de Direito Roberto Taketomi, a 1.ª Vara da Comarca de Parintins pautou um total de 159 audiências, sendo 147 de conciliação da competência família e 12 instruções cíveis.
Segundo informa o magistrado, as audiências cíveis e de família foram pautadas com objetivo de buscar uma conciliação, pois essa é considerada a melhor forma de resolução de conflitos, na medida que é mais rápida, mais barata, mais eficaz e pacífica muito mais.
“Os próprios envolvidos, com ajuda do juiz ou do conciliador, definem a solução para o problema, assim, todos saem vitoriosos”, explica o juiz Roberto Taketomi, frisando que o estímulo à conciliação compõe a Meta 3 do Judiciário Brasileiro, cujo objetivo é aumentar o indicador do índice de conciliação em 2 pontos percentuais em relação a 2021.
#PraTodosVerem: Na imagem, servidora do Poder Judiciário de Parintins atende a casal de jurisdicionados no Fórum de Parintins durante mutirão de audiências.
Paulo André Nunes
Foto: Acervo Cejusc-Cível
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]