A pediatra Graciane Lima, a juíza Elza Vitória de Mello e a psicóloga Sandra Desideri são as palestrantes do evento.
A Comissão de Participação Feminina do Tribunal de Justiça do Amazonas, que tem à frente a desembargadora Mirza Telma Cunha, realizará na quarta-feira (24/08), às 10h30, no auditório do Fórum Cível Euza Maria Naice de Vasconcellos, uma programação especial alusiva ao “Agosto Dourado”, campanha nacional que tem a finalidade de incentivar e apoiar o aleitamento materno, prática considera de grande importância para a saúde e o desenvolvimento das crianças, para o fortalecimento do vínculo entre mãe-filho, e para a saúde da mulher.
“Nosso objetivo é que este seja um evento não apenas para as nossas magistradas, servidoras, estagiárias e colaboradoras, mas que também tenha uma grande participação do nosso público interno masculino. A causa do aleitamento materno deve ser abraçada por todos, não é apenas um tema a ser discutido pelas mulheres, pelas mães nutrizes. Pais, companheiros, colegas de trabalho, chefes, todos têm um papel muito importante e podem atuar de forma estratégica para apoiar essa fase. Quem abraça essa causa está contribuindo para o desenvolvimento saudável e feliz de uma criança”, afirmou a desembargadora Mirza Telma.
A atividade programada pela Comissão de Participação Feminina contará com três palestrantes – a pediatra e neonatologista Graciane Lima; a juíza auxiliar da Presidência do TJAM, Elza Vitória de Mello; e a psicóloga do TJAM, Sandra Desideri –, e tem o apoio o apoio do Subcomitê de Saúde do Tribunal.
A pediatra Graciane Lima abordará o tema: “A importância da amamentação nos primeiros 1000 dias de vida do bebê”; a juíza Elza Vitória de Mello falará sobre “Direitos das Mulheres: surgimento e evolução” e a psicóloga Sandra Desideri tratará do tema: “Mãe e bebê: vínculo, benefícios e a figura paterna”.
Apoio
Ao reforçar o convite para que magistradas e magistrados, servidoras e servidores; estagiárias e estagiários; colaboradores e colaboradoras do Tribunal participem do evento organização pela Comissão de Participação Feminina, a desembargadora Mirza Telma Cunha destaca que o apoio ao aleitamento materno é um assunto que desde a criação da Comissão – ainda como Grupo de Trabalho – tem sido tratado com atenção.
“Para a Comissão é muito importante apoiar as mães nutrizes para que possam vivenciar essa experiência, sobretudo na fase em que precisam retornar ao trabalho, após o período da licença-maternidade. A discussão do tema no âmbito da Comissão rendeu propostas que foram levadas à Presidência do Tribunal e que se transformaram num programa interno de assistência à mãe nutriz no âmbito do TJAM”, afirmou a desembargadora.
A primeira medida viabilizada a partir de proposta do então GT da Participação Feminina, ainda na gestão do desembargador Yedo Simões, garantiu a redução de carga horária para as servidoras efetivas do Tribunal em fase de aleitamento materno. Mais recentemente, em julho deste ano, primeiro mês da gestão do mandato de transição, que tem à frente o desembargador Flávio Pascarelli, também por proposta da Comissão, o benefício passou a englobar também as magistradas, as servidoras ocupantes de cargos em comissão e as estagiárias do Tribunal, conforme os parâmetros fixados na Portaria n.º 2.340/2022.
#PraTodosVerem – a imagem que ilustra a matéria é a do card de divulgação do evento, elaborado em cores claras, com predominância do lilás. Na parte superior, ao centro, o cartão traz a logo da Comissão de Participação Feminina; no lado direito, o desenho de uma mulher amamentando um bebê. Abaixo, estão as fotos das três palestrantes, com a identificação (nome e função), além dos respectivos temas que abordarão no evento.
Terezinha Torres
Arte: Giovanna Guedes
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]